De acordo com o Turismo de Portugal (TP), 2013 foi o ano de viragem de promoção do destino “Portugal”. A campanha comunicada a nível internacional trouxe resultados que o TP garante terem sido decisivos para fazerem do último ano, o melhor de sempre neste setor. Portugal cresceu 4,2% em número de hóspedes, registando 14,4 milhões e 5,2% em relação às dormidas, com um valor de 41,7 milhões.
Em 2013, o Saldo da Balança Turística foi de 6,1 mil milhões de euros, que significa um aumento de 8,3% face a 2012, o que evidencia o forte contributo deste setor para o equilíbrio das contas externas de Portugal, segundo o Turismo de Portugal. O último ano teve, assim, resultados únicos que contribuíram para que o país fosse distinguido a nível internacional e reconhecido, cada vez mais, como um destino de excelência.
O relatório Nation Brands, da Brand Finance, destacou Portugal na lista de “top performers”, de 2013 na área do Turismo. Portugal está, assim, pela primeira vez no TOP 10 do Turismo Mundial. Também a ABTA, associação de viagens britânica, considera Portugal como um dos melhores destinos para férias. O clima, a cultura, a gastronomia, a beleza natural e a história aliada ao modernismo são apontadas como algumas das características que mais atraem turistas ao nosso país. A hospitalidade do povo português, por exemplo, tem sido reconhecida além-fronteiras. O World Economic Forum elegeu Portugal como o 7º melhor país do mundo na receção aos turistas.
Também a qualidade do setor hoteleiro nacional tem ganho cada vez mais peso. Três hotéis portugueses estão no TOP 25 da Europa, segundo o TripAdvisor Traveler’s Choice de 2014. De acordo com o HostelWorld, Portugal conta com 11 unidades entre as melhores a nível mundial. O Home Lisbon Hostel, por exemplo, situado na baixa lisboeta desde 2006, ganhou o prémio de Melhor Hostel de Porte Médio do Mundo, no último ano.
Mas apesar de o turismo nacional estar a crescer, é preciso continuar a trabalhar e a investir na comunicação de vários produtos turísticos que o país tem e atrair mercados estratégicos.
Não perca a reportagem sobre este tema na emissão especial dedicada ao Turismo, sábado às 14h30 e domingo às 10h30 e 16h30, na SIC Notícias.
Comentários (0)