A Wine With Spirit está a fazer a diferença com relevância no setor dos vinhos. Quebrando os códigos tradicionais da categoria, esta jovem empresa portuguesa levou para o mundo vinícola a lógica de mercado atual e oferecendo aos consumidores marcas criadas para oferecer emoções. Um conceito de vinho desenvolvido em função das pessoas e de diferentes momentos de vida, que deixa cair por terra a exigente linguagem técnica dos produtores, inacessível à maioria dos consumidores. A empresa lançou-se com esta estratégia de marketing nos mercados externos e só agora aposta em Portugal.
Bastardo, foi a primeira, de uma família de cerca de 10 marcas, criadas em função de momentos e emoções, para tornar mais fácil a vida do consumidor, quando tem de escolher um vinho. Uma proposta de valor que está a ser bem recebida pelos consumidores e que envolve um trabalho profundo de etnografia, branding e comunicação. Um processo que ganha corpo na vinha, com a seleção das melhores castas portuguesas, para a produção de vinhos de elevada qualidade adaptados e trabalhados para cada momento da vida e ao sabor dos mais diversos palatos, respondendo ao perfil de diferentes mercados.
Polónia, que representa hoje 50% das vendas, Brasil, Reino Unido, Benelux e Espanha, são já os principais destinos de exportação, aos quais se juntou agora o Japão. A empresa, aposta em parceiros fortes e conhecedores dos mercados locais. A entrada no Japão é feita com o know how e apoio da multinacional norte-americana Daymon Worldwide. Há já planos para conquistar o Canadá, EUA e Angola em 2015.
Portugal é um mercado recente, e de acordo com a Wine With Spirit, “não tem nada a ver com o facto de a empresa não acreditar em Portugal”. Pelo contrário, os criativos são portugueses, o enólogo é português, o fundador, João Pedro Montes é português e a maioria dos acionistas também. A estratégia passou por apostar em mercados menos conservadores, com escala e por aproveitar a oportunidade de se unir a alguns parceiros que acreditaram no potencial do conceito a nível internacional. Uma origem que é valorizada pela empresa nos rótulos de todas as suas marcas, em linha com os resultados dos estudos realizados ao mercado, segundo os quais, Portugal é um sinónimo de qualidade e de credibilidade no setor do vinho.
Não perca esta reportagem inserida na emissão especial Portugal Marca, já este sábado, às 14h30, na SIC Notícias.
Comentários (0)