19 de fevereiro de 2014

Marcas da Tradição Portuguesa

Numa emissão especial onde se fala do que melhor se faz em Portugal, no setor de alimentação e bebidas, não podiam faltar produtos tão tradicionais como o queijo e as conservas. Dois sabores muito portugueses que trazem valor à marca Portugal e que conquistam, pelo paladar, consumidores nacionais e internacionais.

A Loja das Conservas, que abriu em dezembro, em Lisboa, é apadrinhada pela Associação Nacional dos Industriais de Conservas de Peixe (ANICP). Ao todo, reúne 16 conserveiras nacionais, que comercializam ali mais de 300 referências de produtos. Este espaço funciona como uma verdadeira montra da indústria, que conta com 160 anos de história. Depois de alguns anos em declínio, principalmente depois da 2ª Grande Guerra, tem ganho novamente importância não só no mercado nacional, mas também além-fronteiras. A exportação vale hoje mais de 65%, sendo o único subsetor com balança comercial positiva no setor dos produtos de pesca.

Hoje, ainda que a sardinha continue a ser a joia da coroa, já muitas outras espécies marcam presença no reino das conservas. A nova loja tem, precisamente, o objetivo de valorizar e dar a conhecer a riqueza e variedade das conservas nacionais. O Imagens de Marca falou com Sérgio Real, Presidente da ANICP sobre o novo espaço e o crescimento da indústria.

Mas não são só os produtos vindos do mar que conquistam o paladar os consumidores mais exigentes. Também na serra, há sabores bem portugueses que trazem valor à marca Portugal. O Queijo Serra da Estrela é exemplo disso. Com origem no século I, dizem que este é o mais antigo dos queijos portugueses.

A Casa da Ínsua, em Penalva do Castelo, é um dos espaços certificados para a fabricação deste queijo, com Denominação de Origem Protegida. Organizou recentemente um evento, onde convidou 5 dos melhores chefs nacionais a criar pratos inspirados por este queijo. O Imagens de Marca falou com Miguel Laffan, Chef distinguido com uma estrela Michelin, para saber como este produto o inspira a criar novos pratos. A iniciativa pretendia sensibilizar o consumidor final para a importância da certificação deste produto, que dizem ser a única garantia de qualidade e genuinidade do produto, que só pode ser produzido na sua área geográfica, na Beira Interior. Um negócio com um grande potencial de crescimento.

Não perca, já este sábado, a reportagem sobre as Marcas da Tradição Portuguesa, às 14h30, na SIC Notícias.

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
Loading ... Loading ...
Jornalista: Sandra Pinto Barata; Imagem: Luís Magalhães; Edição: Arnaldo Guedes

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.