24 de abril de 2014

Como o 25 de abril revolucionou o consumo

Não há dúvida que a Revolução de 25 de abril de 1974 mudou o rumo político, social e cultural do país, mas foram também radicais as mudanças que impulsionou a nível do consumo.

Uma sociedade, antes muito fechada ao exterior e que primava pelo protecionismo aos produtos nacionais, abre as fronteiras a marcas internacionais que se tornam parte do dia-a-dia dos portugueses. Mas outros produtos, já antes disponíveis no mercado ganham, nesta época, maior interesse por parte dos consumidores, como os eletrodomésticos, por exemplo.

Para tal, contribuíram vários fatores como a instituição do ordenado mínimo e do 13º mês, que contribuiu para que os consumidores portugueses ganhassem um maior poder de compra e pudessem, assim, ter acesso a produtos que antes não estavam ao alcance dos seus orçamentos familiares. Uma das multinacionais, presentes em Portugal, que registou um grande aumento de vendas na época foi a Siemens, que chegou a esgotar stocks de máquinas de lavar roupa.

Foi também, precisamente em 1974, que surgiu também uma entidade que pretendia dar voz e defender os direitos do consumidor. Falamos da DECO, que chegou ao mercado também para melhorar a qualidade dos produtos nacionais.

Não perca esta reportagem na emissão especial desta semana que comemora o 40º aniversário do 25 de abril.

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Jornalista: Sandra Barata; Imagem: Patrique Almeida/Rui Rodrigues; Edição: Arnaldo Guedes

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