Fundada em 2012, a Ahua desenha, produz e distribuiu pranchas de surf e bodysurf. Mas estas pranchas têm um conceito diferente do habitual. As alaias, pranchas grandes feitas em madeira, são inspiradas nas antigas pranchas havaianas que, pelas suas características, dão um toque único à prática de surf. Mas a grande novidade que a Ahua trouxe ao mercado português foram as handplanes, pranchas que se utilizam com as mãos e permitem uma melhor prática para quem gosta de apanhar ondas com o próprio corpo.
Com formação em arquitetura, é Nuno Mesquita, fundador da marca, que desenha e produz estas pranchas. Apaixonado por surf, hoje faz disto o seu negócio, que começou com a ajuda de financiamento por crowdfunding, uma forma de angariar fundos através de doações de pessoas que acreditam no projeto. A marca foi crescendo e hoje tem produtos também amigos do ambiente. Duas das coleções de handplanes são feitas com cortiça, que pretende transportar o ADN português do produto, para todo o lado onde as pranchas forem. Estão à venda em várias lojas multimarca e para comunicar o produto e fazê-lo chegar a mais pessoas, este ano a Ahua esteve presente também em festivais de verão.
Fomos conhecer esta marca e a historia do seu fundador que se inspirou no mar para criar um negocio próprio, que alia duas das suas paixões: arquitetura e surf.
Entrevista:
Nuno Mesquita – Fundador Ahua
Comentários (0)