19 de março de 2014

A proteção da marca

Já imaginou copiar o packaging e a fórmula da Coca-Cola? Seguramente ela perderia o seu valor e deixava de ser uma das marcas mais valiosas do planeta. A marca tem sabido defender o seu património e tem apostado também na Inovação.Mas como se desenvolve este processo? Primeiramente, para evitar acópia ou a falsificação, é necessário proteger as marcas através de registos de patentes e de propriedades intelectuais e industriais. Depois, porque se vive num mercado onde a concorrência é feroz e o consumidor é mais exigente que nunca, é necessário inovar para apresentar novas soluções e propostas ao mercado e diferenciar-se assim da concorrência.

Inovação é assim uma palavra-chave em todo este processo de proteção de Marcas, até pelo seu contributo para o desenvolvimento da indústria que ajuda a economia do país a crescer.

Entrevistas:

Leonor Trindade – Presidente Instituto Nacional Propriedade Industrial

João Paulo Girbal – Presidente Centromarca

Miguel Garcia – Dir. Mkt. Estratégico sumol+compal

Paulo Caldeira – Dir. Desenvolvimento Negócio Kantar Worldpanel

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Jornalista: Fernando Paula; Imagem: João Ricardo Pinto e Luís Magalhães; Edição: Rui Rodrigues

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