Importante também na economia portuguesa, o vinho atingiu, no ano passado, os 724 milhões de euros em exportações, representando cerca de 11% do VAB das indústrias alimentares e bebidas.
Um setor que muito contribui para a riqueza nacional mas que procura desenvolver a sua atividade com técnicas amigas do ambiente. Um dos casos é a José Maria da Fonseca, empresa nascida em 1804, fruto da paixão partilhada da família Soares Franco e que tem conquistado medalhas internacionais pela qualidade dos seus vinhos, soube modernizar-se e investir em ideias sustentáveis. Exemplo disso, são as estacas da Extruplás, feitas a partir de material reciclado, que evitam a utilização de madeira, e que dão equilíbrio às vinhas da Península de Setúbal.
São políticas que percorrem todo o setor do vinho e da vinha e que ganham terreno numa das maiores empresas vitivinícolas nacionais. A Sogrape, conquistadora de vários mercados externos, expandiu-se no mundo, com um portefólio superior a 15 marcas, aliando as técnicas inovadora à ética e responsabilidade social.
No próximo programa do Imagens de Marca, vamos mostrar como estes dois produtores vêm o vinho como um embaixador da marca Portugal e como contribuem para que este setor se torne cada vez mais sustentável. Uma reportagem que vai poder acompanhar no próximo sábado, às 14h30 e domingo às 10h30 e 16h30, na SIC Notícias.
Comentários (0)