18 de fevereiro de 2013

Reportagem: Luso e Vitalis apostam em embalagens amigas do ambiente

Esta semana estreámos uma nova rubrica no Imagens de Marca: Marcas Verdes. O tema da primeira reportagem centra-se nas iniciativas de prevenção ambiental, postas em prática por duas marcas de água engarrafada na área das embalagens de plástico. A Luso e a Vitalis adotaram políticas ambientais para diminuir a sua pegada de carbono, como a redução do PET nas embalagens.

A Luso tem feito esforços, na última década, para tornar as suas embalagens mais ecológicas, assumindo uma crescente preocupação em ser uma marca sustentável. Em 2001 foi dado o primeiro passo com a redução do PET no garrafão de 5L, uma inovação reconhecida a nível europeu. Em 2003 é lançada a garrafa de 1,5L que, após ser utilizada, o seu tamanho pode ser reduzido em 75% face ao original. Em 2006 criou o projeto “low neck” que consistia em redesenhar a rosca das embalagens, reduzindo a sua altura em 6,4 mm e consequentemente o seu peso em cerca de 35%. Nesse ano, a marca coloca no mercado novas embalagens com tampas e gargalos cerca de 50% mais pequenos. Em 2011 foi alterado, mais uma vez, o desenho da base de todas as referências PET, reduzindo, por esta via, cerca de 1,5g em cada embalagem. Segundo a marca, as embalagens de Água de Luso reduziram, no período entre 2006 e 2012, cerca de 2.049 toneladas de PET, que significa um impacto positivo, de menos 6% de PET utilizado nestes 6 anos. Estas inovações e iniciativas surgem da vontade de a marca querer ter um impacto positivo no ambiente e na qualidade de vida dos consumidores de forma sustentada.

A Vitalis afirma que desde o seu lançamento, tem tentado nunca por em causa o meio ambiente e por isso afirma a sustentabilidade como um dos principais vetores que orienta a sua estratégia. Uma das formas é, também, reduzindo a quantidade de plástico utilizada na produção de garrafas e capsulas. Parte integrante do Grupo Unicer, a marca afirma que desde a introdução do PET em Portugal, há cerca de 15 anos, que encara o processo de redução do peso das embalagens como uma área prioritária na sua atividade, promovendo o desenvolvimento sustentável da categoria de aguas engarrafadas em Portugal. Em 2010 lançou aquelas que dizem ser as garrafas de plástico mais leves do mercado nacional. O plano de redução abrangeu cerca de 145 milhões de garrafas colocadas no mercado nesse ano, o que resultou numa redução no consumo anual de PET de 248 toneladas. As atuais garrafas PET de vitalis apresentam uma nova imagem e uma resistência melhorada dada a nova gramagem das mesmas.

Fomos falar com as duas marcas e perceber melhor como trabalham esta área e em que é que esta política de sustentabilidade contribui para a sua estratégia e crescimento do negócio.

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Jornalista: Sandra Barata; Imagem: João Ricardo Pinto, Edição: Rui Rodrigues

Comentários (3)

  1. A garrafa PET para bebidas, designadamente as carbonatadas, foi introduzida no mercado português pela 7UP em 1989. A vossa notícia deve ser corrigida

    por: Manuel Batista,
  2. Caro Manuel Batista, obrigado pela sua mensagem. Mas nesta reportagem o objetivo não era falar sobre a história do PET, mas sim sobre as medidas que algumas marcas estão a tomar para a redução do mesmo nas embalagens. As datas indicadas no texto dizem respeito às marcas citadas, apenas.
    Obrigado.

    por: admin,
  3. amigas do luso

    por: hilario,

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