Mobiliário urbano feito com pacotes de batatas fritas
Extruplás diversifica aplicações de plásticos mistos reciclados
Os plásticos mistos são uma fração do ecoponto amarelo, uma matéria-prima para a Extruplás, a única empresa portuguesa que recicla estes resíduos e os transforma em novos produtos. Soluções competitivas de mobiliário urbano, revestimentos para a construção civil ou até em aplicações para empreendimentos turísticos, como passadiços e cadeiras de praia. Recentemente começou também a produzir perfis para algumas vinhas, abrindo neste setor uma nova oportunidade de negócio.
Nascida em 2000, a Extruplás retirou dos aterros de norte a sul do país e ilhas, cerca de 12 mil toneladas de resíduos de plásticos mistos. Empresa tem vindo a diversificar as aplicações deste material e recentemente iniciou um projeto com a Faculdade de Belas Artes, desafiando os alunos de design a testar os perfis de plásticos mistos em novas peças. Também a Cemopol é a única empresa em Portugal, que transforma todos os anos cerca de 13 mil toneladas de papel e cartão em celulose moldada, para acondicionar ovos. Uma empresa, que ao contrário de outras indústrias similares no mundo, se orgulha de só usar matéria-prima 100% reciclada, contribuindo de forma ativa e permanente para a preservação da floresta. Detém mais de 90% de quota de mercado em Portugal, produzindo e fornecendo todos os produtores de ovos nacionais, e já com uma presença significativa nos mercados externos.
Plásticos mistos ainda são matéria-prima a preços negativos
Sociedade Ponto Verde faz leilões trimestrais online e porque os plásticos mistos são um material que ainda não tem maturidade suficiente para ter preços positivos, a SPV estimula a sua reciclagem pagando aos recicladores para que eles o façam. O mesmo já não acontece com o papel e cartão cujos valores são positivos e podem oscilar entre os 60 e os 120 euros por tonelada.
A Extruplás e a Cemopol são duas empresas que têm a arte de recuperar, o que outrora foi lixo, em novos produtos. Casos que vamos conhecer na próxima emissão do Imagens de Marca. A não perder sábado, às 14h30, na SIC Notícias.
Comentários (0)