A Luís Simões, empresa operadora de logística ibérica, decidiu adquirir o primeiro veículo movido a gás natural liquefeito, mais conhecido por GNL, para a sua frota de pesados. A partir de agora, os transportes da empresa serão realizados de uma maneira mais sustentável, com uma redução de emissão dos gases poluentes de cerca de 20% e de ruído na ordem dos 70%.
Segundo a Luís Simões, a aquisição destes veículos inserem-se na “política de responsabilidade social” da empresa. Dalila Tavares, Diretora de Desenvolvimento de Negócio da Luís Simões, refere que “esta aposta por um setor de transporte de mercadorias sustentável não passa por uma solução única, mas resulta da soma de soluções em várias frentes. Os veículos pesados movidos a GNL são uma alternativa mais ecológica e cómoda aos combustíveis convencionais”.
O transporte de mercadorias é um dos setores que depende fortemente do petróleo, contribuindo para um elevado volume de emissões de CO2.Segundo dados do INE, o modo rodoviário é o mais utilizado na União Europeia representando mais de70% da tonelagem total transportada, seguido pelo transporte marítimo, com cerca de 18%, e aéreo, com menos de 1%.
A empresa garante que estas viaturas são apropriadas para transporte de mercadorias em centros urbanos, sendo já reconhecidas, no ano passado, pela Associação Alemã da Indústria Automobilística, com o Prémio Europeu de Sustentabilidade no Transporte.
Comentários (0)