20 de fevereiro de 2014

Composto orgânico – do lixo faz-se composto biológico

A LIPOR (Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto) é a entidade responsável pela gestão, valorização e tratamento dos resíduos urbanos. Um dos seus projetos é o Nutrimais, um corretivo agrícola 100% natural, feito a partir de lixo orgânico, sem aditivos químicos. O Nutrimais é composto por várias matérias-primas, desde produtos hortofrutícolas e restos de alimentos, passando por resíduos de exploração florestal e verdes, entre outros.O produto é utilizado, na sua maioria, por agricultores que vêem nele uma opção mais saudável e amiga do ambiente para as suas terras, utilizando-o para melhorar as características físicas do solo.

O Imagens de Marca foi conhecer este processo e perceber como é que de lixo se faz composto orgânico. A recolha das matérias-primas é feita em restaurantes, em mercados, ou grandes produtores. Ao todo, são precisos dois meses para recolocar os resíduos no mercado, desde que chegam às instalações da Lipor até serem vendidos em forma de composto Nutrimais.

A opção de trabalhar este composto, garante a empresa, foi totalmente ambiental e não económica. Representa apenas 600 mil euros do total de faturação anual, ou seja, cerca de 2%.

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
Loading ... Loading ...
Jornalista: Sandra Pinto Barata; Imagem: João Ricardo Pinto/ Luís Magalhães; Edição: Rui Rodrigues

Comentários (1)

  1. Estou interessado em adquirir este composto orgânico. Onde posso faze-lo? Consumo pequena quantidade, apenas tenho uma pequena horta.

    por: Sabino Marques,

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.