Principais marcas garantem sustentabilidade do setor
O azeite português está a conquistar os mercados externos, com uma qualidade cada vez mais premiada nos principais concursos internacionais, as grandes marcas do setor estão a abrir novos mercados como a Rússia e a China. Segundo dados do Eurostat, Portugal exporta atualmente, mais de 80 mil toneladas de azeite, e a previsão é de crescimento nos próximos anos. Sendo o Brasil o principal mercado, absorvendo 49% da produção nacional.
Um produto que é visto como o ouro da agricultura nacional e que as grandes marcas procuram preservar e gerir de forma sustentável. Nos últimos anos a marca Oliveira da Serra acreditou no potencial do Alentejo e investiu na plantação do maior olival do mundo. Hoje, a marca faz um balanço positivo desta aposta. Levou para o terreno, novas técnicas agrícolas, que além de melhorar significativamente os padrões de qualidade, asseguram também uma utilização eficiente dos recursos naturais. Segundo a Sovena, da produção já é destinada ao mercado externo, apenas 25% do negócio é feito em Portugal.
Há quase um século que a marca Gallo é o garante da sustentabilidade de centenas de cooperativas agrícolas que produzem azeite. A marca não detém plantações, mas trabalha com os vários produtores e lagares para criar os diferentes blends, que constituem a oferta alargada, colocada no mercado nacional e internacional. Um modelo de negócio que ao longo do tempo tem impulsionado melhorias contínuas na qualidade do produto, fruto de uma relação de proximidade entre a marca e os vários fornecedores. Uma qualidade que tem sido reconhecida nos mais importantes concursos internacionais e que ajudam a promover a marca em mercados que têm pouco conhecimento sobre Portugal. Hoje a marca produz mais de 30 mil toneladas de azeite, 70% das quais são para exportação.
Uma reportagem a não perder este sábado, às 14h30, e domingo às 10h30 e 16h30, na SIC Notícias.
Comentários (0)