20 de setembro de 2013

Salsa e C&A apostam no têxtil português

O mercado do vestuário, apesar de ter registado uma quebra no volume de vendas, na ordem dos 11,3% no primeiro semestre se 2013 face ao período homólogo em 2012, continua a ser, segundo dados da Associação Portuguesa de Empresas da Distribuição, o segundo mercado mais importante dentro do retalho não alimentar. As marcas próprias desenvolvidas pelas grandes cadeias de retalho, tem tido também um papel fundamental para dinamização da produção da indústria têxtil nacional.

A Salsa, é uma das marcas que privilegia a indústria em Portugal, onde fabrica de cerca de 60% dos artigos que vende em todo o mundo. A marca veste-se com inovação para brilhar no universo dos jeans e assume no seu posicionamento os valores de conforto, sensualidade e qualidade. Afirma-se hoje como líder de tendências no segmento do denim, a nível global, e depois de ter surpreendido como sucesso o mercado, com as calças técnicas push up e push in, este ano lança a linha Fusion para uma redefinição da silhueta. A marca está ainda a apostar em coleções especiais para o segmento infantil, com a linha Salsa Kids, disponível em exclusivo na loja online e a coleção UNIQ by Salsa, com peças de luxo, ornamentadas com jóias em Filigrana e decoradas com Swarovski Elements. Trata-se de uma linha única pensada para o segmento feminino e destinada sobretudo aos mercados do médio oriente, onde a Salsa tem vindo a consolidar a sua posição. França, Alemanha, onde está agora a entrar, e Reino Unido, são mercados, pela sua dimensão e poder de compra, críticos para se afirmar como marca europeia.

De referir que a loja online já vende para qualquer parte do mundo e é uma peça principal para o crescimento no futuro, o que justifica o maior investimento em comunicação nos meios digitais.

 A qualidade a preços acessíveis coloca a C&A na moda para todos os gostos

Atualmente com 39 lojas em Portugal a multinacional holandesa, fundada há 170 anos pelos irmãos Clemens e August Brenninkmeijer, cujas iniciais fazem parte do logótipo mantém a aposta é no mercado nacional, onde está a remodelar as suas lojas. A maior parte dos seus espaços são inspirados no conceito familiar… e cerca de 6 dedicados ao público infantil… com a remodelação das lojas em Portugal a marca quer estimular as vendas melhorando a experiencia de compra. A marca investe no design das suas marcas próprias com uma oferta segmentada para toda a família. Tem na Clockhouse a sua linha mais jovem e na Yessica Pure a sua etiqueta premium, com a qual conquista muitas mulheres, sendo também este, o target com mais peso nas vendas em Portugal. Seguindo os passos que há muito dá noutros mercados, a C&A está agora a apostar, também na Europa, em coleções especiais assinadas por celebridades. A modelo Cindy Crawford é um dos rostos que está ajudar a reforçar a notoriedade da marca.

A C&A surge no top 3 das marcas especializada em vestuário em Portugal, segundo dados do Barómetro de vendas de 2012 da APED, e continua posicionar-se dentro de uma oferta de qualidade, sem comprometer o orçamento familiar. Vantagem competitiva conquistada pelo histórico que tem no mercado, mantendo há muito tempo uma relação como vários fornecedores, trabalha com mais de 900 fornecedores por toda a Europa em mais de 60 países, 3 são fornecedores da indústria têxtil portuguesa.

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Jornalista: Maria José Martins; Imagem: Luís Magalhães e João Ricardo; Edição: Rui Rodrigues

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