18 de novembro de 2013

O Ecodesign das marcas próprias

Ter preocupações ambientais não é uma tendência nova para as marcas da distribuição. Empresas como a Auchan ou Jerónimo Martins têm já há alguns anos a sustentabilidade como uma diretriz em vários ramos do negócio. Um deles é o segmento das embalagens. Tem crescido a preocupação em oferecer embalagens mais ecológicas nos produtos de marca própria e evitar o desperdício é uma prioridade não só para as marcas como para os próprios consumidores, hoje mais atentos a questões ambientais. Por isso, desenvolver soluções de embalagens mais eficientes nos produtos, de forma a reduzir o impacto ambiental vai ser cada vez mais uma preocupação para as grandes marcas de retalho alimentar.

A Auchan, por exemplo, desenvolveu venda de produtos avulso, uma forma de os consumidores comprarem apenas as quantidades que querem consumir, numa embalagem simples. A redução do peso de embalagens, alteração do seu formato, alargamento da capacidade a um maior número de unidades, eliminação do cartão e pacote de papel interior foram alguns dos passos tomados neste sentido. Preocupações com o ambiente que diminuem também o preço final para o consumidor. Mas este é um esforço que não se faz sem a ajuda e parceria dos fornecedores, que trabalham em conjunto com as marcas.

Os fornecedores são também muito importantes neste processo para a Jerónimo Martins. O azeite Pingo Doce, por exemplo, é um dos casos apontados pela marca. O material da embalagem foi alterado de vidro para PET, que afirmam como uma embalagem inovadora na categoria de azeites. Reduzem o peso e o próprio tamanho da embalagem, conseguindo aumentar o número de unidades transportadas em cada viagem e acreditam ser mais conveniente para o consumidor.

Esta semana olhamos para dois casos, Jumbo e Pingo Doce para conhecer melhor as estratégias por trás das preocupações ecológicas nas suas embalagens e saber que categorias de produtos beneficiaram com estas políticas.

Entrevistas:

Rita Cruz – Gestora Sustentabilidade Auchan Portugal

Ricardo Figueiredo – Responsável Produção Gelpeixe

Sofia Costa – Responsável Qualidade Cooperativa Agrícola Moura Barrancos

Fernando Ventura – Coordenador Ambiente Jerónimo Martins

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
1 votos
Loading ... Loading ...
Jornalista: Sandra Pinto Barata: Imagem: Patrique Almeida; Edição: Rui Rodrigues

Comentários (1)

  1. As embalagens de vidro são mais sustentáveis do que as de plástico.

    por: João Manuel,

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.