Ter preocupações ambientais não é uma tendência nova para as marcas da distribuição. Empresas como a Auchan ou Jerónimo Martins têm já há alguns anos a sustentabilidade como uma diretriz em vários ramos do negócio. Um deles é o segmento das embalagens. Tem crescido a preocupação em oferecer embalagens mais ecológicas nos produtos de marca própria e evitar o desperdício é uma prioridade não só para as marcas como para os próprios consumidores, hoje mais atentos a questões ambientais. Por isso, desenvolver soluções de embalagens mais eficientes nos produtos, de forma a reduzir o impacto ambiental vai ser cada vez mais uma preocupação para as grandes marcas de retalho alimentar.
A Auchan, por exemplo, desenvolveu venda de produtos avulso, uma forma de os consumidores comprarem apenas as quantidades que querem consumir, numa embalagem simples. A redução do peso de embalagens, alteração do seu formato, alargamento da capacidade a um maior número de unidades, eliminação do cartão e pacote de papel interior foram alguns dos passos tomados neste sentido. Preocupações com o ambiente que diminuem também o preço final para o consumidor. Mas este é um esforço que não se faz sem a ajuda e parceria dos fornecedores, que trabalham em conjunto com as marcas.
Os fornecedores são também muito importantes neste processo para a Jerónimo Martins. O azeite Pingo Doce, por exemplo, é um dos casos apontados pela marca. O material da embalagem foi alterado de vidro para PET, que afirmam como uma embalagem inovadora na categoria de azeites. Reduzem o peso e o próprio tamanho da embalagem, conseguindo aumentar o número de unidades transportadas em cada viagem e acreditam ser mais conveniente para o consumidor.
Esta semana olhamos para dois casos, Jumbo e Pingo Doce para conhecer melhor as estratégias por trás das preocupações ecológicas nas suas embalagens e saber que categorias de produtos beneficiaram com estas políticas.
Entrevistas:
Rita Cruz – Gestora Sustentabilidade Auchan Portugal
Ricardo Figueiredo – Responsável Produção Gelpeixe
Sofia Costa – Responsável Qualidade Cooperativa Agrícola Moura Barrancos
Fernando Ventura – Coordenador Ambiente Jerónimo Martins
As embalagens de vidro são mais sustentáveis do que as de plástico.