É já a partir de hoje que todos aqueles que possuam uma ideia de negócio, comercial ou social, poderão candidatar-se ao concurso “Elevator Pitch – Ideias Que Marcam”. Esta iniciativa é realizada pelo terceiro ano consecutivo pela Representação da Comissão Europeia em Portugal. Em comunicado, a organização explica que todos os candidatos selecionados receberão formação e ajuda para desenvolver as suas ideias e para preparar a sua apresentação de forma clara, sucinta e eficaz.
A formação centra-se em competências essenciais para empreendedores e em coaching personalizado e inclui o acesso a uma rede de contactos de diversos parceiros e informação sobre instrumentos de apoio a nível europeu. Após o processo de formação, os participantes deverão ser capazes de, em apenas dois minutos, conseguir motivar potenciais investidores a querer saber mais sobre o seu projeto, sendo que, no final do concurso, são escolhidos os dois vencedores, a quem será atribuído um prémio de 5.000 euros/cada.
O “Elevator Pitch – Ideias que Marcam” pretende ajudar a consolidar ideias com novas soluções para o mercado, capazes de promover o investimento, dinamizar o crescimento e criar emprego. O concurso é a primeira fase de uma iniciativa mais alargada – a Bolsa do Empreendedorismo 2016 – que integra, além do concurso de ideias “Elevator Pitch – Ideias Que Marcam”, o evento “Bolsa do Empreendedorismo”, que terá lugar a 9 de maio, e o concurso de empreendedorismo “Canvas – Projetos que Marcam”, lançado também nesse dia.
Uma das principais prioridades da Comissão Europeia é fazer com que a Europa volte a investir, a crescer e a criar emprego. Por isso, é importante continuar a promover o empreendedorismo de sucesso e ajudar todos os interessados a levar as suas ideias da fase de “laboratório” ao mercado. É neste contexto que a Representação da Comissão Europeia em Portugal promove a Bolsa do Empreendedorismo, uma iniciativa que pretende envolver o maior número de entidades, instituições e pessoas que fazem parte do ecossistema do empreendedorismo em Portugal.
Não sei por que, a divulgação destes concurso insiste em ser feita ou em cima do prazo ou já fora de prazo como é o caso…