14 de março de 2014

Como era o Consumidor há 10 anos?

Há 10 anos atrás, a sétima emissão do Imagens de Marca centrou-se no tema “Consumidor”. Um tema que é, até hoje, relevante e pertinente no mundo do marketing e que temos analisado regularmente, na última década.

Nesta emissão, “fomos às compras” para mostrar como se lidava com as técnicas de sedução das grandes superfícies, fomos também espreitar o que fazem as marcas chinesas para conquistar o mercado português e quisemos ainda explicar de que forma a campanha da Galp para o Euro 2004 se transformou num hino nacional.

Marta Vieira Almeida, Professora da Escola de Comércio, ajudou-nos a analisar o mercado do consumo, na época. As famílias respeitavam a lista de compras ou deixavam-se seduzir pelas técnicas das grandes superfícies? Acompanhámos a consumidora Rute Sousa Vasco e a família numa ida às compras para dar resposta a esta questão.

A comunicação nos pontos de venda e importância do merchandising foi um tema abordado na segunda reportagem desta emissão. Alain Keraudren, Presidente da Popai França, Pascal Libyn, Presidente da Popai Europa e Renata Camargo, Diretora Geral da CIMP deram-nos o seu testemunho sobre as estratégias para conquistar os consumidores nas lojas.

 O Continente foi também protagonista do programa, quando lançou uma campanha de 50% de desconto na loja. A estratégia de comunicação passou por um spot publicitário onde todos estavam atrás do “Vasco”, o responsável por esta estratégia. O Imagens de Marca falou com José Alfredo Neto, Diretor Criativo da agência Euro RSCG, que nos desvendou o conceito criativo e a estratégia de comunicação da marca, na altura.

Reforçar a presença na Europa era uma prioridade, na época, para a marca chinesa de eletrodomésticos Haier. Zhao Fujun, Presidente do Grupo Haier Europa, contou-nos como pretendiam conquistar os consumidores portugueses.

Três meses antes do Euro 2004, o Imagens de Marca já analisava a estratégia das marcas que se associavam ao evento. A Galp criou uma música própria para incentivar Portugal e os portugueses a ir mais além. Manuel Faria, compositor e Nuno Jerónimo, criativo da BBDO e Autor da Letra da campanha “menos ais” da Galp, explicaram-nos de que forma a música nos podia fazer acreditar que é possível ir mais longe e desvendavam o que estava por trás da letra e do ritmo da música O Imagens de Marca acompanhou as gravações do filme publicitário e mostrou alguns dos segredos de bastidores. A finalizar a reportagem Miguel Setas, Diretor Marketing da Galp revelava a estratégia da marca ao lançar esta campanha.

Estas são algumas das imagens do álbum de recordações do Imagens de Marca, que iremos continuar a partilhar nas próximas semanas.

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
1 votos
Loading ... Loading ...
Jornalista: Sandra Pinto Barata

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.