“Ao longo dos últimos 10 anos, mas mais fortemente nos últimos 3 a 5 anos, a forma como os consumidores se relacionam com as marcas tem alterado de forma profunda”. A afirmação pertence a Rogério Canhoto, docente convidado da Católica Porto Business School e presidente executivo da Havas Media Group.
Os desafios que a Comunicação enfrenta são mais que muitos não só pela crise económica que se vive, mas também pela revolução tecnológica a que se assiste e que se tornou mais visível para tudo o que são mecanismos de comunicação e de marketing das empresas. Rogério Canhoto exemplifica esta mudança através de três exemplos: As marcas passam de uma lógica de monólogo para uma lógica de diálogo; o poder da decisão está do lado do consumidor em que passa de uma lógica de broadcast para uma lógica de mycast; a terceira componente é a capacidade do consumidor em reunir e ter do seu lado toda a informação que procura.
Neste sentido, Rogério Canhoto afirma que “os meios têm aqui um papel fundamental em adaptar a forma como as marcas se relacionam com o consumidor e têm um papel muito importante”. Mas se os meios têm tido a capacidade de se adaptar, o docente convidado da Católica Porto Business School acredita que os maiores desafios estão do lado dos marketers e homens da comunicação porque “todas as regras e todas as praticas da comunicação e de marketing que assistimos ao longo dos últimos 30 a 50 anos e que foram a nossa formação na realidade, e temos tema de formação dos nossos managers, são cada vez mais ineficazes”.
Na rubrica How To Rogério Canhoto explica que as regras aplicam-se a todas as empresas, independentemente da sua dimensão ou da área de atividade: quer sejam pequenas, médias ou grandes empresas, ou até mesmo empresas familiares.
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