O ponto de partida de mais uma emissão da rubrica How To, em associação com a Católica Porto Business School foi a pergunta: Como se gere uma marca multicanal?
A resposta não é simples, como refere Rui Sousa, docente desta instituição de ensino. O professor refere, em primeiro lugar, que é importante usar canais múltiplos para comunicar com clientes das marcas, e essa importância está relacionada com a eficácia de cada canal, que hoje, se adapta às necessidades tão distintas dos consumidores.
“Canais diferentes como internet, lojas e telefone têm características diferentes e apelam a públicos diferentes. A internet é bom canal quando é bom oferecer conveniência a clientes, já a loja pode ser um bom canal quando é importante a interação pessoal, personalização, o teste de produtos” explica o professor. Rui Sousa reforça que “as empresas estão a perceber isso e estão a evoluir para estratégias multicanal, portanto de escolha múltipla do lado do cliente. Pode ter dois objetivos principais: o que está muitas vezes presente é melhorar a experiência do cliente com a marca e daí resulta satisfação, fidelização; mas também pode ser utilizado como estratégia de redução de custos”.
Ao longo desta entrevista na integra, Rui Sousa explica ainda como as empresas podem integrar e complementar as estratégias multicanal bem como explora o futuro desta área.
Para o docente da Católica Porto Business School “O futuro, do lado do cliente, é de facto proporcionar experiências sem transições bruscas entre plataformas de interação. É a emersão do cliente numa experiência nas plataformas onde cliente não nota passagem de uma para as outras”.
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