“Se nós pensarmos na Responsabilidade Social como um conceito mais moderno, mais abrangente, a Responsabilidade Social e a Sustentabilidade são a mesma coisa. É um conceito que vai abranger os três pilares da sustentabilidade, portanto a integração das preocupações económicas, ambientais e sociais nas práticas e nas estratégias das empresas”.
Este é o ponto de partida para Helena Gonçalves, docente da Católica Porto Business School, em mais uma rubrica How To. A docente explorou o tema de como “Comunicar a Sustentabilidade e a Responsabilidade Social”.
O tema está em voga nos dias que correm, e mesmo durante o mês de agosto, as empresas não vão de férias no que respeita às suas políticas de sustentabilidade e responsabilidade social. A noção está a evoluir, e de uma perspetiva de filantropia as empresas estão hoje a integrar estes conceitos. Aplicam-nos e comunicam-nos através de diversas ferramentas.
Segundo a docente o grande desafio e a grande meta é “Quando nós integrarmos nas nossas práticas diárias tudo o que fazemos ao nível da sustentabilidade”.
Uma situação ideal “É deixar de falar de sustentabilidade mas passar a tê-la como um hábito nosso, do nosso quotidiano e isso consegue-se com maturidade das empresas, estados e pessoas em si, vão ganhando com a sensibilidade ao tema”, conclui a docente.
Comentários (0)