Quando se coloca a questão ao docente da Católica Porto Business School sobre “Como as empresas podem diversificar os seus negócios?”, João Meneses refere que em primeiro lugar é importante explicar em que consiste diversificar. “Uma empresa diversifica a partir do instante em que começa operações num negócio que é distinto daquela de onde ela partiu ou se desenvolveu verdadeiramente, ou num outro negócio ou numa outra geografia”, explica. O docente acrescenta que “Se o crescimento for só num outro negócio na mesma geografia chama-se diversificação horizontal, se for noutra geografia chama-se internacionalização ou diversificação geográfica”.
Os processos de diversificação por norma surgem por duas razões: ou porque as empresas procuram crescer ou então porque procuram reduzir o risco. Ao longo da entrevista João Meneses realça casos de sucesso em termos de diversificação e se na diversificação horizontal, a Sonae pode ser um dos exemplos, uma vez que a empresa atua hoje na grande distribuição, no setor dos media, telecomunicações ou até na área dos centros comerciais, na diversificação geográfica ou internacionalização, o grupo Jerónimo Martins é um exemplo.
“A Jerónimo Martins diversificou geograficamente para a Polónia em 1995 com muito pouco sucesso nos primeiros 6 a 7 anos. Em 2012 o negócio representava já 70% ou sessenta e tal por cento do volume de negócios, e com uma rendibilidade superior à de Portugal. E portanto é um caso verdadeiramente de sucesso”, explica o professor.
Independentemente do tipo de diversificação, as empresas que passam de um negócio para outro, ou acrescentam um negócio àquele que já têm, têm que aprender como funcionar nesse negócio, sob pena de não saber funcionar bem. Porque, acrescenta o docente “não sabendo funcionar bem, não conseguindo funcionar bem, verdadeiramente nenhum daqueles desejos iniciais, crescer e diminuir o risco, acontece”.
É essa a mensagem final deixada por João Meneses a todas aquelas empresas que queiram diversificar o seu negócio: Tudo isto implica uma aprendizagem, tanto uma necessidade, humildade aprender que por vezes é difícil porque as empresas quando decidem diversificar é porque já são grandes, competentes e rentáveis e com bom desempenho num dado negócio. E por vezes esquecem-se da humildade que tiveram no início quando tiveram de aprender a funcionar naquele negócio e naquela geografia.
Comentários (0)