8 de julho de 2013

Como podem as empresas aprender com as Escolas de Negócios de forma a navegarem no mundo global?

As empresas estão cada vez mais de olhos postos nos mercados externos para crescer e hoje, entre os seus aliados, encontram-se as escolas de negócios. Centros de conhecimento que podem dar um contributo importante para as empresas navegarem cada vez melhor rumo ao mercado global.

Este é o tema de mais uma rubrica How To, onde Álvaro Nascimento, docente da Católica Porto Business School, explica e aprofunda o papel que as escolas de negócios podem ter para o sucesso empresarial.

Álvaro Nascimento afirma que “o nosso conceito de globalização hoje em dia é muito amplo, daí o conceito de navegação. É um conceito que obriga as empresas a perceberem o mundo global, perceberem a diversidade de situações, de conceitos, de culturas e conseguirem converter isso numa estratégia que seja coerente, que seja uma estratégia de sucesso”.

A estratégia de sucesso está já a ser delineada pela escola de negócios que tem ajudado as empresas a navegarem além-fronteiras. “No caso da Católica Porto, o exercício que fizemos foi tentar perceber qual era o equilíbrio de forças geoestratégico a nível mundial. O posicionamento da escola nessa dimensão permitiu chamar um conjunto de empresas em torno de um projeto que tem a ver com uma ideia de que a prazo podemos ter um mundo global com o deslocamento de peso para o Atlântico Sul, e a escola poderia aí funcionar com uma proposta de valor acrescentada, e de alguma forma responder a algumas empresas nesse processo estratégico de internacionalização. E de facto isso assim aconteceu”, explica o docente.

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
1 votos
Loading ... Loading ...
Jornalista: Fernando Paula; Imagem: João Ricardo Pinto; Edição: Arnaldo Guedes

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.