As empresas estão cada vez mais de olhos postos nos mercados externos para crescer e hoje, entre os seus aliados, encontram-se as escolas de negócios. Centros de conhecimento que podem dar um contributo importante para as empresas navegarem cada vez melhor rumo ao mercado global.
Este é o tema de mais uma rubrica How To, onde Álvaro Nascimento, docente da Católica Porto Business School, explica e aprofunda o papel que as escolas de negócios podem ter para o sucesso empresarial.
Álvaro Nascimento afirma que “o nosso conceito de globalização hoje em dia é muito amplo, daí o conceito de navegação. É um conceito que obriga as empresas a perceberem o mundo global, perceberem a diversidade de situações, de conceitos, de culturas e conseguirem converter isso numa estratégia que seja coerente, que seja uma estratégia de sucesso”.
A estratégia de sucesso está já a ser delineada pela escola de negócios que tem ajudado as empresas a navegarem além-fronteiras. “No caso da Católica Porto, o exercício que fizemos foi tentar perceber qual era o equilíbrio de forças geoestratégico a nível mundial. O posicionamento da escola nessa dimensão permitiu chamar um conjunto de empresas em torno de um projeto que tem a ver com uma ideia de que a prazo podemos ter um mundo global com o deslocamento de peso para o Atlântico Sul, e a escola poderia aí funcionar com uma proposta de valor acrescentada, e de alguma forma responder a algumas empresas nesse processo estratégico de internacionalização. E de facto isso assim aconteceu”, explica o docente.
Comentários (0)