Foi há 10 meses, que o Grupo Delta Cafés e a empresa angolana Refriango anunciaram uma parceria para a comercialização e distribuição de produtos no mercado português. Para o Grupo industrial angolano, este, é um passo decisivo, na estratégia de internacionalização com a marca Blue, considerada líder no segmento dos refrigerantes em Angola. A Delta Cafés, afirma que esta parceria vem reforçar a oferta de produtos inovadores com elevados padrões de qualidade. É tempo de balanço e de conhecer a estratégia no terreno, que de acordo com as duas empresas, está a revelar-se um sucesso.
Portugal, surge nesta altura, como o destino de exportação que em poucos anos deverá representar uma parte importante daquilo que é o projeto da Refriango no estrangeiro. E segundo a Delta Cafés, a Blue, pode tornar-se em breve a terceira marca mais forte do seu portfólio de bebidas. Um caminho em direção aos mercados externos, que a atual situação angolana, vem confirmar, como sendo determinante para diversificar as fontes de receita para a economia.
A situação, não deixa de ser inquietante para os grupos industriais angolanos, com necessidade de divisas para fazer face a pagamentos aos fornecedores externos, sobretudo de matérias-primas. Contudo, e de acordo com, Carlos Santos, CEO da Refriango, estão a ser desenvolvidos vários esforços, em conjunto com o governo angolano, para “agilizar” estes fluxos de capitais. Também para o parceiro português Delta Cafés, que é detentor de uma fábrica em Angola, a situação não é para já preocupante, e acredita que tudo se acabará por resolver. As visões de duas grandes empresas sobre a reviravolta no mercado angolano, partilhadas com a equipa do Imagens de Marca.
Não perca a reportagem sobre a parceria estratégica entre a Refriango e a Delta Cafés no mercado português, este sábado, às 14h30, na SIC Notícias.
A visão e a força de mercado espelhadas em estratégias de economia global.