Angola assumiu o turismo como um setor estratégico para o desenvolvimento económico e social. Posicionando-se como “O país jovem onde a diversão acontece”, Angola veio mostrar à Bolsa de Turismo de Lisboa que após 11 anos de paz está pronta para se tornar competitiva também neste setor e está aberta ao investimento estrangeiro, sobretudo para ajudar a expandir a rede hoteleira. Segundo dados fornecidos pelo Ministério da Hotelaria e Turismo, o setor já dá sinais de uma evolução positiva com um aumento nas chegadas, sobretudo da Europa e África, que em 2012 representou 9,7% face ao ano anterior, qualquer coisa como 528 mil turistas. Sendo o volume de negócios do setor privado na ordem dos 600 milhões de euros.
Angola é um vasto território, dividido em 18 províncias, que tem no Sol e mar, na natureza e na cultura os principais produtos turísticos. Uma oferta integrada em alguns polos regionais estratégicos, como o Okavango e Kalandula, que se promoveram em Lisboa.
O turismo de negócios é o segmento predominante em Angola, com um peso de 87% sobre o valor total no ano de 2012, o turismo de lazer representa apenas 13%. Um cenário que o governo quer alterar criando agora as condições para o desenvolvimento da atividade de mais operadores especializados no país, sobretudo para ajudar a expandir a rede hoteleira. Esta foi a mensagem deixada por Rosa Cruz, Diretora Nacional do Gabinete de Intercâmbio Internacional do Ministério da Hotelaria e Turismo de Angola, durante a sua participação no Fórum de Negócios e Investimentos no espaço da CPLP.
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