30 de novembro de 2013

A doce tradição suíça

É conhecida como a menor metrópole do mundo mas também como a grande capital da relojoaria. Epítetos não lhe faltam e deram-lhe dimensão global.

IMTB_SUICA_05Agraciada pela natureza, Genebra floresce onde o seu lago se despede do rio Ródano, Uma despedida celebrada por aquele que é o ícone da cidade. Diz-se que o Jato de Água, ou Jet D’Eau, como é conhecido em Genebra, é uma metáfora à forma como a cidade e o próprio país projetam a imagem e a economia da Suíça, a 14ª Marca Nação mais valiosa do mundo segundo a Brand Finance.

Genebra é a oitava cidade com melhor qualidade de vida do mundo de acordo com a consultora Mercer, mas também a mais humana. Na capital mundial da paz, o suíço Henri Dunant iniciou uma aventura humanitária com 150 anos de história. Em Genebra demos início à última emissão do Travel Brands mas foi em Berna que ficámos a perceber a visão mais estratégica para o país e para a comunicação desta marca nação. (veja a entrevista ao Embaixador da Présence Suisse)

A Suíça continua a apostar na sua indústria para se afirmar a nível internacional. A relojoaria é sinónimo de qualidade, excelência, manufatura e tradição e mais de 95% da produção é destinada à exportação. (veja a entrevista ao Presidente Executivo da Montblanc) Mas de todos os embaixadores da Suíça, aquele que terá maior reconhecimento em todo o mundo é exatamente o canivete suíço, produzido pela Victorinox. (veja aqui a entrevista do Diretor de Marketing da Victorinox)

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No entanto, mais de 71% de um PIB superior a 460 mil milhões de euros, é suportado pelo setor terciário. É na área dos serviços que atua o Grupo Zurich, batizado com o nome da cidade onde nasceu. (veja aqui a entrevista da Responsável Operacional de Marketing, Comunicação e Recursos Humanos do Grupo Zurich)

Ao longo desta viagem, nesta emissão que analisa a Marca Nação, passámos por diferentes locais que distinguem o país, e que contribuem para promover o Turismo, um dos setores mais importantes para a economia suíça. Representa mais de 30 mil milhões e alguns projetos são realmente diferenciadores. (veja aqui a entrevista com o Diretor-geral do Widder Hotel Zurique)

Para o futuro, o país enfrenta diversos desafios para continuar a afirmar-se num mundo cada vez mais global. Por enquanto, continua a ostentar o estatuto de economia mais competitiva do mundo.

O BI do país

  • Confederação Suíça
  • Área: 41.285 km2
  • População: 7,93 milhões de habitantes (estimativa 2011)
  • Capital: Berna
  • Religião predominante: Na Suíça 41,8% da população residente é católica romana, 35,3% é protestante.
  • Língua: A Suíça tem quatro línguas oficiais. O alemão é falado por 64% da população, o francês por 19%, o italiano por 8% e o reto-romanche por 1%.
  • Economia: A economia suíça desenvolve-se através do setor terciário. É o predominante no país e representa mais de 71% do PIB da economia mais competitiva do mundo, segundo o Global Competitiveness Report 2011-2012 do Fórum Económico Mundial. A economia é mundialmente reconhecida por algumas das suas indústrias: a relojoaria exporta 95% da produção e os produtos farmacêuticos respondem por cerca de 80% das exportações da indústria química.

O nosso guia de viagem com o apoio especial do Turismo da Suíça:suica_turismo

TravelBrands_AviaoComo ir

  • A TAP voa para as duas principais cidades do país. Os voos saem de Lisboa e Porto com destino a Genebra e Zurique.

TravelBrands_cabideOnde ficar

As nossas sugestões para as cidades e locais visitados pela equipa do Travel Brands.

Genebra

  • O Four Seasons Hotel Des Bergues é um dos hotéis de luxo mais antigos da Europa. Com vista sobre a cidade e o Lago Genebra, prima por um serviço de excelência segundo a tradição suíça de altíssima qualidade.

Zermatt

  • O Hotel Cervo está totalmente enquadrado no espírito de Zermatt, uma vila que mantém todo o ambiente alpino enquadrado nos Alpes. Um espaço onde tradição e design se fundem. O hotel composto por chalets de montanha está perto da floresta e tem vista privilegiada sobre Zermatt e o ex-libris da região, o Matterhorn.

Berna

  • O Astoria Swiss Quality Hotel está localizado perto do centro da cidade e rapidamente se chega a pé ao centro histórico da vila.

Zurique

  • Widder Hotel – é um dos ex-libris da oferta hoteleira de Zurique. No centro histórico da cidade reconverteu 9 edifícios datados do século XII, XIII e XIV e oferece um produto turístico de nicho. Tem 49 quartos e todos eles são diferentes, apesar de preservar a traça original dos 9 edifícios.

TravelBrands_garfoOnde comer

Genebra

  • O restaurante Les Armures fica localizado no centro histórico de Genebra e para lá chegar, só a pé. Mas a caminhada vale a pena. Aqui encontra diversos pratos tradicionais de carne e de peixe mas obviamente o destaque vai para o Fondue e para a Raclette. A Brasserie Lipp, também no centro, apresenta uma carta mais diversificada de pratos de carne e peixe.

Berna

  • Com vista para o centro histórico de Berna, no parque dos ursos na margem do rio, o Altes Tramdepot é uma cervejaria onde a produção é artesanal. Grande, amplo, agitado de dia e de noite, é uma ótima opção para quem quer disfrutar da gastronomia da região.

Zurique

  • A oferta gastronómica em Zurique é bastante grande. Os preços são altos mas alguns restaurantes são pontos obrigatórios. O Restaurant Markthalle e o Zunfthaus Zur Waag são dois deles. Mas quem quer continuar no sabores dos queijos suíços, o Raclette Stube e o Fribourger Fondue-Stubli são obrigatórios.

TravelBrands_telemovelO que visitar

Genebra

  • Em Genebra vale a pena perder-se pelo centro histórico da cidade e são muitos os recantos para explorar. No entanto, o lago de Genebra é paragem obrigatória onde pode ver o ex-libris da cidade, o Jet D’Eau. Genebra é também a cidade que acolhe a sede da Cruz Vermelha e tem um museu aberto ao público onde se pode conhecer a história da instituição. A sede europeia da ONU também se encontra em Genebra.

Berna

  • É a capital do país e uma das que melhor preserva o seu património. O centro histórico faz parte da lista do Património da Humanidade da Unesco e nessa zona encontram-se 6 quilómetros de arcadas, aos quais os moradores referem-se como “Lauben”. É a maior calçada de compras coberta da Europa. No parque dos Ursos, na margem do rio, os ursos vivem ao ar livre e são uma das atrações turísticas da cidade, até porque o Urso é o símbolo de Berna.

Zurique

  • Encontra-se no coração da Europa e é a “metrópole de experiências”. Também está nas margens de um lago e conta com mais de 50 museus e mais de 100 galerias de arte. Além desta veia cultural, Bahnofstrasse é um ícone para as compras com algumas das maiores lojas de luxo a nível mundial. É também nesta artéria que se encontram muitos bancos, que garantem o estatuto de capital financeira europeia a Zurique. O centro histórico é também obrigatório: de dia são muitos os recantos a explorar, à noite a zona ganha outra vida com as dezenas de restaurantes que convidam todos os que passam, em especial os turistas.

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Jornalista: Fernando Paula / Cristina Amaro; Imagem: João Ricardo Pinto; Edição: Arnaldo Guedes / Rui Rodrigues

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