Já lhe chamaram “o céu na terra” e a verdade é que Dubrovnik continua a ser a jóia da costa croata. Pelas ruas da cidade antiga sente-se o passado medieval, a vocação marítima, a encruzilhada cultural que criou um património único, a capacidade de recuperar a graciosidade depois da guerra da independência. Em 2012 cerca de 700 barcos de cruzeiro navegaram nas suas águas e no primeiro semestre deste ano registou-se mais de 1 milhão e meio de dormidas, mais 9% do que no mesmo período do ano anterior.
O Turismo é um dos setores estratégicos do país, gerou no ano passado 6,8 mil milhões de euros. Com o aumento no número de chegadas de turistas e a entrada na União Europeia é também um dos mais atrativos ao investimento direto estrangeiro. (Veja aqui a entrevista a Damir Novinic, Diretor Geral da Agência para o Investimento e competitividade da Croácia sobre o momento económico que o país vive, os desafios e as oportunidades no mercado)
É no cenário de Dubrovnik que iniciamos o Imagens de Marca Travel Brands deste mês. Uma emissão que nos vai levar a conhecer uma costa adriática de 1800 km que dizem ser beijada pelo sol 2600 horas por ano e que hoje é um dos grandes ativos da Marca Croácia e estratégica no desenvolvimento turístico.
A Croácia é um país rico em linguagens artísticas, em valores e tradições, com produtos com reputação internacional. É deles que também falamos neste episódio, num momento em que o país se torna o 28º membro europeu. As empresas croatas estão consciente do valor e autenticidade dos seus produtos, que contam uma história e acrescentam valor à Marca Nação e do seu potencial para conquistar um mercado com 500 milhões de consumidores. (Veja aqui a entrevista a Igor Zupanic, Diretor de Marketing da Maraska, empresa que produz o famoso licor Maraskino de Zadar)
Desde 2009 que a Economia croata se ressente da crise que atingiu a Europa. Ainda assim, a entrada para a família europeia mesmo não prometendo milagres económicos traz uma sensação de segurança futura. Com um mercado com cerca de 4,4 milhões de habitantes e uma posição estratégica como centro logístico e plataforma para acesso aos mercados da região, segundo a AICEP, a Croácia quer ganhar a confiança dos agentes económicos e crescer.
Também há ainda muito para crescer ao nível das relações económicas entre Portugal e a Croácia, até porque existem oportunidades que podem ser exploradas pelas empresas portuguesas. (Veja aqui a entrevista a Paulo Jerónimo da Silva, Embaixador de Portugal na Croácia) O Setor dos vinhos é um dos que já está a ser explorado por várias marcas portuguesas. (Veja aqui a entrevista a Damir Horvat, Diretor da empresa Dobra Vina e distribuidor de Vinhos Portugueses na Croácia)
A Croácia é a 62ª marca país mais valiosa do mundo segundo a Brand Finance, valor que pode agora mudar com a entrada na União Europeia. Certo é que para já inicia-se um novo capítulo na história desta Marca Nação…
O BI do país
- República da Croácia
- Área: 56.594 km2
- População: 4,4 milhões de habitantes
- Capital: Zagreb
- Religião predominante: Católica Romana
- Língua: Croata
- Economia: A Croácia é um mercado pequeno, cerca de 4,4 milhões de habitantes mas tem uma posição geográfica estratégica. Segundo a Ficha de Mercado da AICEP, a economia da Croácia apresenta atualmente uma estrutura de características pós-industriais, com os serviços a representarem cerca de 68,8% do PIB em 2010. O turismo tornou-se o principal motor da economia do país, sendo responsável por grande parte da procura de dois dos maiores subsectores ao nível dos serviços: o comércio e os transportes.
O nosso guia de viagem com o apoio especial do Turismo da Croácia
Como ir
- Desde 2007 que a TAP tem ligações diretas para Zagreb. Da capital da Croácia pode partir à descoberta do país, nomeadamente da famosa costa adriática.
Onde ficar
As nossas sugestões para as cidades visitadas pela nossa equipa:
Dubrovnik
- O Hotel Dubrovnik Palace, do Grupo Adriatic Luxury Hotels, é uma excelente opção. Com vista para o Mar Adriático oferece todo o conforto e luxo de um hotel 5 estrelas.
Split
- Em Split propomos o Hotel Vestibul, bem no coração do Palácio do Imperador onde nos sentimos parte da história da cidade.
Hvar
- O Hotel Amfora Suncani junta as suas linhas modernas ao charme de uma cidade antiga como Hvar. A vista para o mar torna a experiência ainda mais especial.
Zadar
- Zadar é uma cidade moderna e a hotelaria tem acompanhado o seu crescimento. Entre as várias opções destacamos o Hotel Club Funimation, do grupo falkensteiner, um moderno resort bem próximo do centro da cidade.
Zagreb
- O Hotel Palace de Zagreb é uma boa opção para descobrir uma cidade que se conhece bem a pé. Tem o charme do passado, tal como a capital da Croácia.
Dubrovnik
- Na cidade antiga de Dubrovnik sugerimos o restaurante Rozario e o Proto. Toda a costa croata é famosa pelo peixe e marisco que também podem ser apreciados em espaços como o Orsan, junto à Marina. Num passeio por Cavtat e Konavle vale a pena conhecer o Konavoski dvori, com mesas sobre o rio a refrescar qualquer refeição.
Split
- Em Mali Ston sugerimos um almoço com as famosas ostras da baia. Do restaurante Vila Koruna avista-se a produção de ostras e é uma das especialidades. Já em Split, uma cidade bem animada à noite e com várias opções, propomos o konoba Varos, com um ambiente bem tradicional.
Hvar
- Mesmo no centro de Hvar o restaurante Kod kapetana é uma boa opção. Da esplanada avista-se o porto e os principais marcos históricos de Hvar. Entre as especialidades estão os peixes e mariscos.
Zadar
- No centro de Zadar sugerimos o Dva Ribara. Na visita a Trogir, o restaurante Monika, bem próximo da movimentada praça junto à Catedral, mas com um pátio bem sereno e fresco para os dias de verão. Em Zadar tem que experimentar o famoso licor Maraskino, produzido com as cerejas da região.
Zagreb
- Bem no centro histórico da cidade propomos duas opções, o Agava e o Pod grickim topom. Dois restaurantes modernos, com cozinha internacional mas onde pode experimentar alguns sabores mais tradicionais.
O que visitar
Dubrovnik
- A cidade antiga de Dubrovnik é Património da Humanidade e a sua história e beleza só por si justificam a visita. Comece pela Stradun, a rua principal da cidade, reserve tempo para um passeio pelas muralhas e conheça um pouco do património passando, por exemplo, nos Claustros e na Farmácia do Mosteiro Franciscano. De Dubrovnik apanhe o barco para a ilha mesmo em frente Lokrum, local ideal para uns banhos. De carro chega facilmente a Cavtat e Konavle, locais onde pode conhecer tradições deste país como os famosos bordados de Konavle. E é imperdível uma visita a Arboretum, um dos cenários da famosa série Guerra dos Tronos, com vistas deslumbrantes para o Mar Adriático.
Split
- Saindo de Dubrovnik e na viagem para Spilt vale a pena parar para visitar Ston, onde foi erguida a 2ª maior muralha do mundo. Uma fortaleza que defendia uma das grandes riquezas da região, o Sal. É possível visitar a zona das salinas e conhecer a história de Ston. Já em Split é obrigatório visitar o Palácio do Imperador, ainda hoje o coração da cidade.
Hvar
- Hvar é uma das ilhas mais famosas da Croácia e um dos maiores destinos turísticos do país. Entre os dias passados entre o mar e sol, reserve algum tempo para visitar os campos de lavanda, um dos produtos tradicionais da ilha. Mas também para conhecer a história desta ilha, da Fortaleza ao Teatro Público sem esquecer a Catedral. Numa visita a esta ilha é imperdível passar também por Stari Grad, uma das cidades mais antigas da europa, com ruelas pitorescas e uma história bem preservada.
Zadar
- Para além dos pontos históricos de Zadar preservados dentro da muralha da antiga cidade, há duas instalações modernas que são uma grande atração: A Saudação ao Sol, um painel solar circular que absorve a energia do sol durante o dia e que se ilumina à noite com diferentes cores; e o Órgão do Mar, um sistema de tubos instalados nos degraus junto ao mar e que com a força do mar produzem notas aleatórias e dão a banda sonora perfeita ao por de sol que Alfred Hitchcock disse ser o mais bonito do mundo. A caminho de Zadar vale a pena visitar Trogir, em particular a praça junto à Catedral.
Zagreb
- Zagreb é uma cidade moderna mas com o charme do passado. Nos dias que dedicar à cidade vale a pena percorrer os seus jardins, visitar a famosa Catedral de Zagreb, o mercado com os seus chapéus vermelhos inspirados no traje tradicional do país e onde se encontra todo o tipo de produtos. É visitado pelos locais onde compram produtos frescos mas também pelos turistas que aqui encontram, por exemplo, os famosos corações, símbolo da cidade e que são um bom souvenir para trazer de Zagreb. Vale a pena subir à zona mais alta da cidade para da torre Lotrscak ter uma das vistas mais bonitas de Zagreb. E aproveitar um pouco do tempo para conhecer um conceito inovador – o Museum of Broken Relationships, feito de histórias e objetos que marcaram relações amorosas que chegaram ao fim. Da praça principal da cidade Ban Jelasic, o ideal é percorrer as ruelas seguindo a animação das esplanadas e cafés que marcam também a identidade desta cidade. A caminho de Zagreb sugerimos uma visita aos lagos do Parque Nacional de Plitvice, uma experiência inesquecível pela beleza natural incluída na lista do património protegido da Unesco.
Na secção Travel Brands – Croácia não deixe de ver:
- A galeria de fotos da equipa de reportagem do Imagens de Marca.
- O artigo de opinião da Coordenadora Editorial do Imagens de Marca Travel Brands.
- As principais entrevistas realizadas pela nossa equipa de reportagem, na íntegra.
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