Os portugueses olham cada vez mais ao preço do vinho antes de o comprarem. É este o fator que mais pesa na hora da decisão, isto de acordo com um estudo da GfK Metris e GfKTrack Wine.
Ainda segundo o relatório, que pelo segundo ano monitoriza o setor vitivinícola nacional, os consumidores também têm em conta a região de origem do produto. O Alentejo continua a ser a zona produtora mais apreciada, com 61 por cento das preferências. Logo depois surge o Minho e em terceiro lugar a região do Dão.
Outro dado que assume especial relevância tem a ver com o consumo interno de vinho. Houve uma quebra acentuada nos indivíduos que se assumem como consumidores frequentes da bebida. A redução é de 57 por cento, em fevereiro de 2011, para 44 no mesmo mês deste ano.
Para a realização do estudo, a GfK reuniu uma amostra de 1.235 indivíduos, representativa do universo em análise, que cruzou as variáveis sexo, idade, região e habitat/dimensão dos agregados populacionais. As entrevistas foram recolhidas através de entrevista direta e pessoal, realizada na residência dos inquiridos.
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