O Reputation Institute revela hoje o ranking de reputação dos países. Portugal ficou este ano em 18ª posição, tendo subido um lugar relativamente CountryRepTrak
do ano passado.
Pedro Cabrita Carneiro, Managing Partner do Reputation Institute em Portugal, analisa os resultados obtidos pelo nosso país, em 10 pontos:
1. Somos fortes em 1) país bonito 2) ambiente cultural e diversão muito apelativo 3) povo acolhedor e simpático 4) país com estilo de vida atractivo;
2. Somos fracos em 1) temos marcas conhecidas 2) é tecnologicamente avançado 3) oferece um bom ambiente para a condução de negócios 4) tem um governo eficaz;
3. Ou seja o nosso ponto forte é a beleza natural e os fracos o avanço económico e o governo efectivo. Igual ao ano passado. Não evoluímos.
4. O índice de reputação de Portugal recuou para níveis abaixo dos de 2009, tendo passado de 61,8 para 58,1, o que nos coloca na 21ªposição em 54 países O pais com melhor reputação em 2011 é o Canada, seguido da Suécia(1º no ano passado) e da Austrália.
5. Regista-se uma diminuição nos índices dos países mais reputados, nomeadamente dos 6 primeiros do ranking entre 1 e dois pontos.
6. A queda é mais acentuada nos países denominados PIIGS. Portugal cai 3.7, Itália cai 0.3, Irlanda cai 2.5, Grécia cai 9.0, e Espanha cai 3.8.
7. Os atributos mais importantes para a construção da reputação de um país em 2011 são: ser um pais com um povo acolhedor e amigável, ser um país seguro, ter lideres respeitados internacionalmente e apoiar boas causas, lugar ter um governo eficaz, e ser um país com alta beleza natural.
8. O último ponto interessante é a auto avaliação. Nós somos o quarto mais baixo quando fazemos o ranking da auto avaliação, ou seja somos extremamente críticos connosco. Piores do que nós apenas a Itália a Hungria e a Grécia.
9. Ainda em termos de auto avaliação, os atributos onde somos mais críticos em relação a nós são: a eficácia governativa e o funcionamento eficaz das instituições. Onde temos uma melhor impressão sobre nós próprios, é nos atributos “termos um país bonito e com beleza natural”, e “sermos um povo simpático e acolhedor”.
10. Quanto aos comportamentos de apoio, o mais forte para nós é o “Visitaria Portugal”, e o mais fraco é o “Investiria em Portugal”.
Comentários (0)