A Portugal Telecom e o Massachusetts Institute of Technology (MIT) estabeleceram um acordo para o desenvolvimento e adaptação à língua portuguesa do sistema de programação para crianças Scratch, criado pelo MIT Media Lab. Na prática este sistema, que foi adaptado aos novos computadores Magalhães, é destinado a crianças a partir dos seis anos e permite ao aluno criar os seus próprios projectos animados ao mesmo tempo que desenvolve a aprendizagem de conceitos matemáticos e de lógica.
Para o Presidente Executivo da Portugal Telecom, Zeinal Bava “a parceria com o MIT reforça a aposta da PT e da TMN no desenvolvimento de conteúdos educacionais de elevada qualidade e pensada para a língua portuguesa, e tangibiliza a utilização da Internet de banda larga enquanto ferramenta de acesso a aprendizagem e conhecimento, cada vez mais acessível a todos graças a programas como o e-escola e e-escolinha.”
Portugal será o primeiro país no mundo a ter uma aplicação local do Scratch, a ser distribuída gratuitamente através do portal Sapo, já durante o mês de Janeiro, sendo igualmente possível a sua utilização em todos os países de língua oficial portuguesa. FM
Comentários (0)