Em 2012 celebra-se o Ano de Portugal no Brasil e do Brasil em Portugal, uma iniciativa que pretende promover a cultura de ambos os países e estabelecer vínculos entre as sociedades civis.
O Episódio Portugal-Brasil, um programa de fóruns e de exposições de arte contemporânea, é o primeiro desafio de abordagem cultural desenvolvido pelo Projeto Sustentar que pretende “inovar, integrar, impactar e internacionalizar em português”.
Este projeto, que tem como objetivo desafiar a interacção entre cultura, educação e ciência, junta as universidades mais relevantes, nacionais e internacionais, e os equipamentos culturais de excelência, nas cidades principais e em locais mais descentralizados.
“O Projecto Sustentar, que tem como parceiro estratégico o Instituto Superior de Economia e Gestão, e com o alto patrocínio da Presidência da República, apresenta como objetivo central o desenvolvimento, numa geoestratégia global de referenciação portuguesa, de conteúdos científico – culturais integrados sob o tema central da Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável”, explica Nuno Olim Marote, Coordenador – Geral do Projecto Sustentar.
O Projecto desenvolver-se-á nas suas diferentes linhas de ação por Episódios até 2014 – ano de encerramento da Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável.
As exposições do Episódio Portugal – Brasil vão decorrer segundo três conceitos de exposições com dinâmicas distintas: a Diálogos, a Monólogos e o Lisbon Art Mupi Project (LAMP).
Todas as exposições terão lugar no primeiro semestre de 2013, em Lisboa e em outros espaços culturais espalhados por todo o país, desde Bragança e Aldeia da Luz até Ponta Delgada.
Comentários (0)