Os dados são da Cision, uma empresa de monitorização de meios, e segundo noticia o Diário Económico, em 2008 o futebol deu aos principais patrocinadores um retorno na ordem dos 685 milhões de euros. Só a PT, através das suas marcas que apoiam este desporto, terá chegado aos 204 milhões, dos quais 113 milhões vão para a TMN – que patrocina os “três grandes”: FC Porto, Sporting e Benfica.
Ainda assim, é o BES quem surge no topo da tabela, como o patrocinador de futebol que mais arrecada em retorno. De acordo com o artigo, o banco investiu 5,3 milhões de euros no apoio a este desporto, tendo no final do ano atingido um retorno de 138 milhões de euros. Recorde-se que o patrocínio do BES foi repartido pelo apoio aos três principais clubes, a Cristiano Ronaldo e à Selecção Nacional, também apoiada pela Galp Energia, que de acordo com os dados da Cision terá conseguido um retorno na ordem dos 96,5 milhões de euros.
Ainda no ranking da Cision, entram a Coca-Cola, cuja presença nas bancadas de alguns estádios lhe garantiu um retorno de 47,9 milhões de euros, o BPI, que com o patrocínio ao FC Porto arrecada 35,2 milhões, e a CGD, que consegue um retorno de 25 milhões de euros. AB
Comentários (0)