21 de novembro de 2012

Pastéis de nata – estrelas do Portfólio nacional

Passageiros do aeroporto de Lisboa confirmam que gastronomia, têxteis e calçado são imagem de marca de Portugal no mundo

Chama-se Portfólio e é a nova aposta da ANA Aeroportos para se diferenciar no retalho, face à concorrência de outros aeroportos internacionais e dos centros comerciais. Uma nova loja com mais de 400 metros quadrados que quer mostrar ao mundo o que de melhor existe no país, através de um portfólio de produtos e marcas nacionais.

O projeto surge integrado num plano estratégico da ANA Aeroportos e resultou da identificação de uma necessidade manifestada pelos passageiros, que queriam levar na bagagem algo que transmitisse a emoção e a experiência da portugalidade.

A ANA lançou um concurso para o branding e a arquitetura que foi ganho pela agência Snord, responsável por desenvolver todo o conceito da marca e imagem da loja Portfólio. O espaço amplo e luminoso, quer transmitir um ambiente genuinamente português, com detalhes que espelham as riquezas naturais e culturais. A madeira de pinho natural a lembrar os barcos e a epopeia dos Descobrimentos, o chão em pedra calcária e basalto, da calçada portuguesa ou os tradicionais bancos de jardim a lembrar as nossas avenidas.

A operacionalização do conceito foi entregue à empresa portuguesa Areas, escolhida pelo know how no negócio do travel retail e pela experiência em gerir diferentes tipos de produtos.

A nova marca e loja Portfólio é o resultado do investimento de todos os parceiros, ANA Aeroportos, Grupo Areas e as marcas que estão presentes na loja (entre outras a Parfois, Delta, Esporão e Salsa), o valor rondou os 700 mil euros. O projeto conta com diversas marcas nacionais, mas apresenta também nos lineares, alguns produtos com a marca própria Portfólio.

A loja fez uma abertura suave no arranque do mês e segundo a Areas, face a outras lojas do Grupo no aeroporto, está a superar as metas estabelecidas para os primeiros dias de vendas. Um dos dados que a empresa está a constatar é o regresso dos passageiros frequentes ao espaço.

A estratégia de comunicação aposta nos meios direcionados para o universo do turismo e viagens. Dentro das fronteiras aeroportuárias, a publicidade está presente em mupis desde a entrada do passageiro até à sua chegada à zona de partidas. Fora deste espaço, a Portfólio é divulgada em revistas de bordo e de viagens, em jornais através de notas de imprensa, mas também em sites especializados e hotéis.

O espaço tem a particularidade de apresentar todos os dias momentos dedicados à cultura portuguesa, que estão a ser divulgados nas redes sociais, nomeadamente no Facebook da ANA Aeroportos.

De acordo com os primeiros registos de vendas de produtos, Portugal é reconhecido pela gastronomia, pelos têxteis e calçado. São estes os produtos do Portfólio de marcas nacionais que os passageiros mais levam na bagagem.

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Jornalista: Maria José Martins; Imagem: João Ricardo Pinto; Edição: Luís Lopes

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