O anunciou da morte foi dado pela Fundação Pierre-Berge-Saint Laurent, sem avançar a causa da morte. Yves Saint Laurent é considerado ”o rei da moda” e representa o último da geração que, com outros nomes como os de Christian Dior e Coco Chanel, fez de Paris a capital da moda mundial. Mudou para todo o sempre a forma de vestir da mulher.
O costureiro nasceu em Oran, na Argélia, em Agosto de 1936. Tinha apenas 17 anos quando viajou para Paris e começou a colaborar com a Christian Dior em 1954. Cedo se tornou no seu director artístico e três anos depois, com a morte do estilista, assume a direcção e revoluciona a imagem da Dior ao apresentar a sua primeira colecção que rompe com todos os códigos da moda.
Longe de ter uma vida banal, recebe a insígnia de cavaleiro da Legião de Honra pelas mãos do presidente francês François Mitterrand. ”Participei na transformação da minha época com roupas, muito menos importante que a música, arquitectura ou a pintura, mas seja lá como for, eu fiz!”, as palavras são de Yves Saint Laurent. Em 2002 Yves Saint Laurent decide abandonar o mundo da moda e a obra permanece para lá do mestre. FM
Comentários (0)