19 de maio de 2010

Morreu fundador do Banif

Horácio Roque foi, durante vários anos, um dos homens fortes da banca em Portugal. Natural de Castelo Branco, o comendador nasceu em 1944 mas foi em Angola que começou a trabalhar e aos 17 anos iniciou o seu primeiro negócio, em Luanda.
Nos anos que marcaram a revolução em Portugal, Horácio Roque já tinha investimentos em Angola, começando em 1977 a participar em várias empresas na África do Sul.
Os investimentos em Portugal arrancam no início da década de 80. Os negócios de Roque passavam, entre outros, pelo imobiliário, indústria, banca e seguros. 
A imagem de Horácio Roque ficava então, em 1988, associada até hoje ao Banif, empresa que está na origem do Banif Grupo Financeiro, que fundou e que presidiu até aos dias de hoje.
Mais tarde, Horácio Roque foi ainda condecorado, em 1988, com a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique pelo Presidente da República de Portugal, em 1998, com a Condecoração Nacional da Ordem de Vasco Nuñez de Balboa, no grau de Comendador, pelo Presidente da República do Panamá e em 2009 com a Comenda da Ordem de Isabel a Católica, pelo Rei de Espanha. É, actualmente, Cônsul Honorário do Panamá. 


 


 


Os amigos…


 


O comendador Horácio Roque, é, na opinião de muitos, um homem que vai deixar saudade quer pelo seu empreendedorismo, quer pelo ser humano gentil.


Estas são algumas das características que a estilista Fátima Lopes ressalva no carácter do seu amigo de há mais de 20 anos. “Um amigo de há muitos anos, das pessoas mais gentis, mais doces que conheci. Quero recordá-lo como um muito bom amigo e muito boa pessoa”, acrescnta a estilista.


Um “vazio muito grande” foi a expressão mais utilizada por Joe Berardo. O empresário e amigo pessoal de Horácio Roque afirmou ao Imagens de Marca que “já perdi mãe, pai, irmãos mas nunca tinha sentido um vazio tão grande”. Para o comandador, “vamos todos sentir falta da força que ele tinha de fazer as coisas. Defender os interesses dos portugueses fora de portas”, reforça.


Também os banqueiros João Salgueiro e Mira Amaral já reagiram à morte de Horácio Roque. Mira Amaral fala em “consternação” e reforça que “foi um grande empresário português”. Já João Salgueiro recorda o “comportamento muito determinado” do comendador.



Banif


 


O Banif é hoje uma das grandes marcas do sector bancário nacional. O banco cresceu, no primeiro trimestre deste ano, 156,4%, face ao primeiro trimestre do ano passado, com lucros de 10,7 milhões de euros. 
A marca faz também parte das 500 marcas financeiras mais valiosas do mundo, ocupando a 389ª posição do ranking. O Banif passou da 493ª posição para a 389ª, com o valor de marca a crescer de 0,78 mil milhões de dólares, em 2009, para 0,185 mil milhões de dólares este ano. Em 2008, a marca renovou a imagem com uma campanha desenvolvida pela Brandia Central, que representa um investimento de 20 milhões de euros.

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
Loading ... Loading ...

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.