A empresa de Bill Gates tem a melhor reputação de Responsabilidade Social no CSR RepTrak
No momento em que a marca está a investir na promoção do novo Windows 8 apostando numa campanha de comunicação integrada e cujo foco no viral está já a sortir efeitos, captando a atenção de todos os meios, a Microsoft volta a dar que falar, no estudo sobre a influência das políticas de responsabilidade social, na reputação das empresas.
Das 100 empresas avaliadas, a Microsoft surge na primeira posição do ranking, seguida pelo Google, The Walt Disney Company, BMW e Apple, que ocupa a quinta posição.
São dados avançados pelo estudo do Reputation Institute que através do estudo CSR RepTrak 100 de 2012, levou a cabo um inquérito em 15 mercados internacionais para avaliar a perceção que os consumidores têm sobre o papel das grandes empresas globais enquanto bons cidadãos corporativos. 60% dos 47 mil inquiridos pelo estudo não estão seguros disso e 4% acreditam que as empresas “não são de confiança”.
De acordo com o comunicado do Reputation Institute, ”o estudo vem confirmar que as empresas que fazem da gestão da reputação e da responsabilidade social, um fator importante na sua estratégia de negócios obtêm resultados. Um ganho de cinco pontos da sua taxa de responsabilidade social” acrescenta, “poderia traduzir-se num crescimento de 9,1% das pessoas que as recomendam”. A mesma fonte refere que existe dinheiro investido para melhorar a reputação através de políticas de responsabilidade social, mas, ao que parece, as empresas não estão a conseguir beneficiar disso.
O problema, é que as empresas estão a gerir os seus investimentos em responsabilidade social de uma forma tradicional, é esta a opinião de Pedro Tavares, Partner e CEO da OnStrategy, que representa o Reputation Institute em Portugal, que afirma: “contribuir financeiramente para causas sociais não é o mesmo que participar ativamente na resolução dos problemas sociais, ou melhor dizendo, dos problemas nacionais”.
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