22 de junho de 2011

Medo de mudar pode paralisar as marcas

As marcas, tal como as pessoas, têm por natureza medo da mudança. Não conseguindo, muitas vezes, evitar uma opção pela estabilidade e segurança. Influenciadas pelos seus responsáveis, as marcas temem muitas vezes tomar decisões, assumir riscos, cometer erros e fracassar.


 


No entanto, no caminho que se faz para o sucesso é impossível às marcas fugirem à inovação, e para inovar há que tomar decisões, assumir riscos, cometer erros e fracassar. Todo este processo de mudança é, por vezes, assustador.


 


A transformação das marcas, tal como a transformação das pessoas, requer paixão e determinação. Para mudarem as marcas devem ir buscar novos valores, pois na hora de mudar uma marca o foco deve estar mais no plano criativo que no plano competitivo, garantem Derrick Daye e Brad VanAuken da Branding Strategy Insider ao site Marketing Directo.


 


Na era digital as ideias são a nova moeda de troca. Mesmo assim, algumas marcas continuam a temer novas ideias, e esse medo impede-as de crescer ficando fechadas na sua identidade e história.


 


Para enfrentar a mudança uma marca deve, segundo estes especialistas, passar por algumas fases-chave de transformação:
- Ruptura, constatação de que o que antigamente funcionava bem agora já não funciona;
- Libertação, abolir de vez as resistências à mudança;
- Retirada, esta é talvez a fase mais assustadora para as marcas pois implica renunciar ao marketing durante algum tempo;
- Ensaio, nesta fase as marcas devem a prender a jogar com as ideias que têm aos seu alcance; e
- Realização, quando a possibilidade passa à acção.


 


Este processo de mudança é dinâmico e constante, e implica o regresso à ruptura e à realização mais do que uma vez. E, salvo raras excepções, as ideias demoram o seu tempo a dar frutos.


 


O processo criativo, afirmam Derrick Daye e Brad VanAuken, muito raramente é quantificável no tempo, daí o receio da maioria das marcas em avançar para processos de mudança. O mercado impõe ritmos muito acelarados, mas a mudança é por natureza lenta. TS


 

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