No total são 27 as marcas de Excelência destacadas na 8ª edição da Superbrands Portugal e as insígnias lusas representam mais de três quartos dos nomes presentes na lista. Na cerimónia de entrega das Superbrands, que decorreu no recém-inaugurado Hotel Myriad, em Lisboa, a organização destacou a qualidade e excelência do trabalho realizado por todas as marcas.
Na edição deste ano, novos nomes ganharam o estatuto de Superbrands como a Cartuxa, o Multibanco (SIBS), o Oceanário, o Pingo Doce e a Tranquilidade.
Além destas, outros nomes estão na lista, tal como o Banco Alimentar Contra a Fome, BCP, Bimby, Branca de Neve, CGD, Chicco, Continente, CTT, Diário de Notícias, EDP, El Corte Inglés, Expresso, Limiano, Medis, Montepio, RFM, SIC, SL Benfica, The Famous Grouse, TSF, Visão e Vista Alegre.
Para Pedro Diogo Vaz, senior partner da Superbrands, a campanha publicitária desenvolvida pela Fischer+Bus reflete aquilo que as Superbrands pretendem ser: “marcas que se inscrevem de forma indelével na vida dos consumidores e no mercado”.
Nascido em 1995 no Reino Unido, o conceito de Superbrands está hoje presente em 89 mercados, e reconhecem mais de 13 mil insígnias como marcas de excelência.
A seleção das Superbrands presentes no mercado português decorreu em duas fases distintas. Numa primeira fase, o Conselho Superbrands, composto por personalidades influentes e representativas do setor, onde se inclui Cristina Amaro, apresentadora e diretora editorial do Imagens de Marca, classificou uma lista de cerca de 1200 marcas com maior notoriedade a operar no mercado.
Os critérios foram o domínio de mercado, a longevidade, o goodwill, a fidelização e a aceitação. Na segunda fase, foi efetuada uma avaliação por consumidores, através de um estudo online realizado pela Netsonda, em que um painel certificado classificou espontaneamente três marcas em cada um dos seguintes atributos: Marcas únicas, em que mais confia, com as quais se identifica, que satisfazem as suas necessidades e que considera mais conhecidas.
Pedro Diogo Vaz realça que “esta metodologia aborda as marcas de uma forma holística. Deste modo, podem ser eleitas de acordo diferentes atributos em que se distingam.
Uma novidade na edição deste ano foi a atribuição do Prémio Especial de Solidariedade Superbrands/SIC Esperança que foi conquistado pelo Banco Alimentar Contra a Fome.
Comentários (0)