Apenas 28 por cento das marcas portuguesas são relevantes para os consumidores. Quer isto dizer que, 72 por cento podiam muito bem desaparecer da vista dos portugueses, sem que estes notassem.
É esta a principal conclusão do “Meaningful Brands” – um estudo levado a cabo pela Havas Media. De acordo com o mesmo documento, as 10 marcas mais apreciadas são a Compal, o Continente, a Danone, a Delta, a Google, a Microsoft, a Mimosa, a Nestlé, a Nívea e o Pingo Doce.
Por outro lado, o ceticismo dos portugueses também se faz notar quanto à generalidade das marcas, uma vez que a maioria (58%) afirma que as empresas estão a tentar ser social e ambientalmente responsáveis, apenas e só por uma questão de imagem. Menos de metade (42%) considera que as grandes empresas estão a desenvolver um esforço sério nestas áreas.
Quanto a setores considerados de maior relevância, o da alimentação e bebidas está no topo das preferências. A seguir, surge o retalho. No lado oposto encontramos as áreas das finanças ou energias.
O “Meaningful Brands” relaciona, pela primeira vez, o valor percebido das marcas com o seu contributo relativamente ao bem-estar individual e coletivo. O projeto foi realizado o ano passado em 14 países (Espanha, Alemanha, França, Itália, Reino Unido, EUA, Índia, Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México, China e Japão). Incluiu a análise de mais de 300 marcas e entrevista a 50.000 consumidores. Portugal foi o 15.º país a ser incluído no estudo, realizado já este ano.
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