24 de outubro de 2012

Lisboetas e turistas (re)descobrem a capital

É uma espécie de cenário, onde a cultura e o turismo estão de mãos dadas para mostrar o que de melhor Lisboa tem e o que de melhor Lisboa esconde. Sob a temática “Share Portugal”, a primeira edição da Lisbon Week já arrancou e quer, até ao próximo domingo, dinamizar a capital com uma mostra de projetos, produtos e artistas portugueses. 7 é o número…da sorte para alguns. Aqui, é o 7 de dias, de colinas, de rotas, de embaixadores.

A Lisbon Week é um projeto de Xana Nunes, fundadora da agência de comunicação XN BrandDynamics, que em entrevista ao Imagens de Marca explica que: “A ideia foi criar um projeto turístico e multicultural que fosse aberto a todos e de forma quase gratuita”. A organizadora do evento adianta que a internacionalização do projeto é um dos grandes objetivos para futuras edições.

Quando andar por Lisboa e se deparar com narizes colocados em paredes ou em montras de lojas, disfrute dos cheiros que esse mesmo local tem para lhe oferecer. Ao todo, são 500 narizes que se espalham pela cidade. É a Rota Ivity Tradição.  Carlos Coelho, presidente da Ivity Brand Coorp, adianta em entrevista ao site do Imagens de Marca que este percurso ´´é um cheirinho de Lisboa. Vamos convidar as pessoas a inspirarem-se pelas diferentes inspirações da cidade.” O nome da ação, Sniff Lisboa, está escrito, através de uma instalação de relva, no Martim Moniz.

Já a Rota da Moda, cujo embaixador é José Cabral, o autor do blog “O Alfaiate Lisboeta”, vai dar a conhecer o trabalho dos criadores nos ateliers, através da iniciativa “Meet the Designer”.

A pintura, o desenho, o vídeo e outras formas de arte mostram-se na Rota CGD Arte. Isabel Sarmento, embaixadora, pretende proporcionar encontros entre os visitantes e os próprios artistas através do conceito Meet the Artist, em galerias selecionadas. A exposição Vérride, no Palácio de Santa Catarina, que está de portas abertas de propósito para este projeto, tal como a Biblioteca dos Paulistas como a exposição o Blind Date.

A música tem como embaixadores Zé Pedro e João Paulo Feliciano. Da Rota Optimus Música fazem parte espaços como o Music Box ou Santiago Alquimista, adiantou, ao Imagens de Marca, Hugo Figueiredo. O Diretor de Marketing da Optimus explicou ainda que o Lisbon Week vem reforçar a relação da marca com a música.

A Rota SIC Notícias Panorâmica foi criada por João Botelho. O cineasta convida a fazer a pé a ronda dos miradouros de Lisboa e passar por espaços que, normalmente, estão fechados ao público, como parte dos corredores do reservatório do Aqueduto das Águas Livros, no Príncipe Real. Ao Imagens de Marca diz: “Eu acho que o cinema são sombras e luzes e os seres humanos aflitos a tentar fugir da sombra para a luz. E eu meti-os dentro de um percurso que eu acho que é maravilhoso, que é passar do Príncipe Real para as Galerias Subterrâneas numa escuridão absoluta, uma obra magnífica de condutas de agua que foram instintos, mas que são passeios maravilhosos e que abriram uma porta muito pequenina para a luz intensa da cidade de lisboa.”

Às rotas juntam-se ainda a gastronomia, com o chef José Avilez como embaixador, e a História, pela mão de José Sarmento de Matos, com visitas a monumentos como o Palácio raton ou o Convento dos Cardeais.

À conversa com o Imagens de Marca, vereadora com o pelouro da Economia da Câmara Municipal de Lisboa (CML), realçou a importância do evento na dinamização da economia lisboeta. “São eventos como estes que põem a economia da cidade a mexer”, acrescentando Graça Fonseca que “é exatamente disso que a gente precisa nesta altura”. O apoio da autarquia ao Lisbon Week é fundamentalmente logístico, conforme referiu José Sá Fernandes, vereador com o pelouro de Ambiente Urbano, Espaços Verdes e Espaço Público da CML.

A responsabilidade social também não ficou de lado. A XN Brand Dynamics e a Fundação Agir Hoje estão a desenvolver o projeto Hotel Social. Trata-se de um espaço para acolher famílias sem casa para viver. “Neste momento, o projeto entrou para o orçamento participativo e temos só seis dias para o votar e caso isso aconteça a CML irá construir este Hotel Social e cá estará o Lisbon Week para que em 2013 e 2014 comecemos a angariar fundos para que esse espaço seja rico e vivo”, revela Xana Nunes.

A XN Brand Dynamics teve como parceiros a Câmara Municipal de Lisboa, a Caixa Geral de Depósitos, a Optimus, a Ivity, a FullSix, a Sic Noticias, a TAP e o Turismo de Lisboa. Toda a organização da Lisboa Week implica um investimento de meio milhão de euros. Xana Nunes está já a projetar a edição do próximo ano. Saiba mais sobre o Lisbon Week no próximo sábado, no Imagens de Marca, na Sic Notícias.

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Jornalista: Elisabete Pato; Imagem: Patrique Almeida

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