Em 2004 o Imagens de Marca colocou no ar uma reportagem sobre a Compal, que em tempo de crise estava a lançar novos produtos no mercado. Na altura, Pires de Lima comandava os destinos da marca. Sete andos depois fomos à procura do então Presidente da Compal, que hoje em dia dá a cara pela Unicer:
“A minha vida mudou um bocado desde 2004… Em 2004 estava na politica, era deputado, para além de ser, e com muito orgulho, presidente da Compal na altura.
As coisas mudaram bastante, nomeadamente, a partir do momento em que a Compal foi vendida no final de 2005, eu vim para o Porto para trabalhar na Unicer e continuei a fazer uma coisa que gosto muito que é trabalhar marcas, produtos de consumo, com equipas, com pessoas…
Nesse aspecto a minha vida não mudou muito, continuei uma carreira que gosto muito, mas do ponto de vista logístico, físico, viver no Porto é diferente de viver em Lisboa, viver durante a semana longe da família é diferente do que viver com a família todos os dias… viver fora da politica também é diferente.
Mas o mundo mudou um bocado, e as expectativas das pessoas também mudaram muito! Em 2004 nós vivíamos na ideia de que aquela euforia consumista era eterna e que a felicidade se conquistava muito com base no crescimento económico sistemático, em sociedades sem desemprego e hoje estamos confrontados com uma realidade muito mais dura. O poder transferiu-se do ocidente para o leste e para a Ásia, nomeadamente, e nós estamos a sofrer um bocado.
É, de facto, muito diferente gerir uma empresa nesta década nova que estamos a iniciar com uma expectativa de estagnação se não mesmo de recessão, com desemprego muito alto e consumo a cair… do que naqueles tempos em que todos os anos fazíamos projecção de crescimentos de 10, 15, 20 por cento.
Portanto, é preciso dar um rumo mais realista às empresas, hoje em dia, e apostar muito mais na internacionalização e é isso que estamos a fazer na Unicer”. HH/TS
Comentários (0)