A Zon e a Optimus anunciaram uma fusão, cujo processo não deverá estar concluído antes de Julho do próximo ano.
O acordo, anunciado na passada sexta-feira, é firmado entre a Sonaecom, a Kento Holding Limited e a Jadeium, sendo estas duas últimas, holdings detidas pela empresária Isabel dos Santos, filha do presidente de Angola e a maior acionista da Zon.
Segundo o jornal Público, para concretizar a fusão, será criado um veículo financeiro detido em partes iguais pela Sonaecom e pelas holdings de Isabel dos Santos, que irá reunir uma parcela substancial da participação da primeira na Optimus e a totalidade da participação da Kento e da Jadeium na Zon.
No comunicado feito à CMVM, Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, explica-se que este negócio “permitirá obter uma otimização de recursos significativa e uma maior eficiência e rendibilidade que servirão de alavanca para o reforço de capacidade de investimento da entidade resultante, seja em novos mercados, sem em novos produtos, com maior qualidade e competitividade”.
O documento acrescenta que esta fusão “corresponde ao cenário de consolidação do setor das telecomunicações português com maior potencial para intensificar os níveis de concorrência entre operadores”.
Até ao momento a Zon e a Optimus não prestaram declarações sobre a fusão. A informação oficial foi divulgada, apenas, no comunicado publicado na CMVM e no site da ZON.
Comentários (0)