“Uma porta para o mundo” é o lema desta comemoração, organizada pela empresa municipal Funchal 500 Anos. O objectivo é promover a cidade como um espaço cosmopolita e multi-cultural, que não esquece, porém, as tradições. A comprová-lo está o logótipo da instituição, onde a Cruz de Cristo, a folha de vinha e as canas sacarinas estão representadas.
Constituída em 2006 e com actividade prevista até 2009, a Funchal 500 Anos está apostada na requalificação do turismo na cidade. Um projecto que valeu um investimento de quatro milhões e meio de euros, maioritariamente financiado pela própria empresa, para além do apoio do Governo Reginal e de investidores privados.
As actividades planeadas abrangem áreas diversas, que vão desde a arte à ciência, numa tentativa de preservar e melhorar a cultura, o património e o turismo da cidade. Ao longo do ano, a iniciativa será posta em prática através de conferências, animações, actividades artíticas, desportivas, acções de sensibilização ambiental, exposições, publicação de guias e postais e reedição de obras importantes para a história do Funchal.
O merchandising está a cargo de Fátima Lopes. Ispirada no Sol e no mar, a estilista desenhou a mascote do evento, o Funchalinho, e é responsável pela concepção de novos produtos, colocados à venda todos os meses. ”A Madeira tem algo de único no mundo, é simpática e gosta de receber. Eu quis transmitir isso.”, explicou Fátima Lopes, esta quarta-feira, durante a conferência sobre o projecto.
O destino turístico da Madeira conta com cerca de 30 mil camas e, no ano passado, foi visitado por um milhão de pessoas.
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