Era uma vez uma marca…

11 de julho de 2012

Era uma vez uma marca…

A Once Upon a Brand nasceu há 5 anos fruto da vontade de Rodrigo Rodrigues, que trabalhava na Brandia Central, e Miguel Moreira, que geria uma empresa de comunicação. Dois jovens empreendedores que se juntaram depois de detetarem uma oportunidade no mercado.

A Once Upon a Brand é uma empresa de criação e estratégia de marca direcionada e vocacionada para Pequenas e Médias Empresas e Start-Ups.

Até à abertura da Once Upon a Brand, segundo Rodrigo Rodrigues, “o segmento das PME’s não estava habituado e pensar e trabalhar estratégia de marca. Nós trouxemos uma lógica de estratégia, design e implementação da marca.” É o enfoque na estratégia e um trabalho muito próximo dos clientes que lhes permite diferenciar dos concorrentes.

Quando se começa a trabalhar uma marca, o primeiro passo para a Once Upon a Brand é entender os objetivos do negócio. Há a fase de pesquisa, de definição do posicionamento, e a perceção de como é que a marca quer ser conhecida na mente dos seus clientes e stakeholders. Só a partir daí é que se cria uma identidade visual e um plano de comunicação. Tal como afirma Rodrigo Rodrigues ao Imagens de Marca, “a estratégia de marca tem de fazer a ponte entre o negócio e a parte criativa e design.”

Com o tempo, a dimensão dos projetos tem crescido. A última campanha do CDS para as legislativas, a criação do conceito do restaurante Guilty – Casual Food with a twist, ou o trabalho desenvolvido com a Frulact, têm dado à empresa uma visibilidade que no início não era esperada, dado o segmento para o qual trabalhavam.

Portugal Ventures, a nova Sociedade de Capital de Risco Público, e a Periquita foram os últimos dois grandes projetos da Once Upon a Brand. “Em relação à Portugal Ventures, projeto desenvolvido em parceria com a GBNT, o desafio foi reunir culturas e mudar um pouco o discurso, criando proximidade com uma entidade governamental. O objetivo foi apresentá-la de forma menos burocrática, através de uma identidade disruptiva”, explica Rodrigo Rodrigues. Também desafiante foi o projeto desenvolvido para a Periquita, marca que faz parte do dia a dia de muitos portugueses e que tem dado notoriedade à empresa. “Foi um sonho trabalhar uma das marcas mais antigas de vinho em Portugal. Trabalhámos a estratégia de marca, o posicionamento, o logótipo, a identidade, a campanha de publicidade, o plano de comunicação. Foi trabalhar uma marca a 360º.”

No ano passado a Once Upon a Brand faturou cerca de 650 mil euros, um aumento de faturação de 15% face a 2010. “O mercado tem reagido bem. Há reduções de budget, mas percebe-se que as pessoas têm que investir. Temos tido projetos com cada vez mais destaque e uma taxa de recomendação elevada. O nosso crescimento baseia-se muito numa lógica de recomendação”, afirma Rodrigo Rodrigues.

A aposta da empresa recai agora em mercados como o Brasil e Médio Oriente, que têm apresentado oportunidades de negócio para a Once Upon a Brand. Mas o principal objetivo é “continuar a trabalhar para os clientes, sempre preocupados com resultados”, conclui Rodrigo Rodrigues.

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Francisco Branco

Comentários (3)

  1. Parabéns e Felicidades para o futuro

    por: Jorge Braga,
  2. Parabéns!
    Com certeza irão conseguir dar visibilidade a mais projectos e empresas a nível nacional e internacional!
    Ever growing!

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