De Lisboa para o resto do país, o Roadshow já se fez à estrada com a motivação de promover hábitos de vida equilibrados, que envolvam a actividade física e uma alimentação saudável. Fruto de uma parceria entre a Galp e a Plataforma Contra a Obesidade, esta iniciativa vai percorrer Portugal de Norte a Sul, com paragens agendadas em 50 escolas, junto de aproximadamente 10 mil e quinhentos alunos, dos 6 aos 10 anos.
E porque o público-alvo é jovem a acção desta primeira iniciativa desenrola-se através de jogos interactivos e de uma peça de teatro. Escrita por Rosa Lobato Faria, e transposta também para uma banda desenhada, a peça complementa o resto do Roadshow que envolve os alunos em várias iniciativas de âmbito nutricional.
Quer seja com “um Jogo da Glória gigante, no qual as crianças têm que responder a questões sobre alimentação, actividade física e outras”, quer seja através de “exercícios simples e divertidos, com bolas saltitonas, cordas de saltar, hula-hoops ou do jogo do limão”, a ideia é que “todos, independentemente da sua actual forma física, adiram e participem nestas iniciativas”, tal como explica Isabel Calado, directora de Marketing da Galp Energia e porta-voz do Movimento Energia Positiva, ao Imagens de Marca
Uma adesão que, ao que parece, tem sido sempre positiva nas escolas por onde tem passado o Movimento. “Em todas as escolas visitadas até ao momento, o Movimento foi sempre recebido com muito entusiasmo, interacção e Energia Positiva”, conta a porta-voz do projecto, que acredita que a organização terá “encontrado o formato ideal para falar com um público-alvo que é exigente, que não aceita convites por mera simpatia e adere com entusiasmo quando gosta e afasta-se de imediato quando não se interessa”.
Contudo, e embora vá estar na estrada até 20 de Junho, nem só do Roadshow Escolas vai ser feito o Movimento Energia Positiva. Para além desta acção já em curso, outras estão em desenvolvimento, com vista até num alargamento do “target”.
Para o Verão, nas praias, a iniciativa “pretende convidar pais e crianças a participar em acções lúdicas com o mesmo objectivo pedagógico” e “serão ainda criadas Brigadas de Energia Positiva, que irão para as ruas abordar as pessoas, convidando-as a escutar as sua mensagens e a envolverem-se, no próprio local, em actividades físicas simples”, avança Isabel Calado.
Da responsabilidade social à acção
Para além da sua função informativa, o Movimento Energia Positiva tem como objectivo final a mudança de comportamentos, ou como expõe a directora de Marketing da Galp, “contribuir para que os portugueses assumam estilos de vida mais saudáveis”. Um compromisso que empresa assume ao juntar-se à Plataforma Contra a Obesidade, dando continuação à “política de responsabilidade social que a Galp Energia desenvolve há vários anos”, revela Isabel Calado, ao adiantar por fim que a Galp “defende que é essencial a sociedade civil intervir na defesa de causas e temas relevantes, que influenciam o bem-estar social, pedagógico e económico da população”.
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