Para falar do setor automóvel, não podemos deixar de falar nas tecnologias de futuro. Os segmentos elétrico e hibrido dão que falar e nenhuma marca quer ficar de fora desta corrida.
De janeiro a agosto de 2012, foram vendidos 34 carros elétricos, menos 88 que no mesmo período do ano anterior, significando uma quebra de 72,1%. O preço elevado deste tipo de carro e a autonomia limitada são apontadas como as maiores razão para esta quebra, dado o contexto económico que vivemos. Que o diga a Nissan que neste período, em 2011, já tinha vendido 72 automóveis, com o modelo Nissan Leaf, e este ano, foram apenas 9 as unidades vendidas.
Este ano chegaram ao mercado os modelos elétricos da Renault: o Fluence Z.E. e o Kangoo Z.E e o Twizy, mas a gama só ficará completa em 2013 quando começar a ser comercializado o Zoe. Falámos com Ricardo Oliveira, Diretor de Comunicação e Imagem Renault sobre o futuro da mobilidade elétrica.
2012 foi também o ano em que a Opel decidiu apostar na mobilidade sustentável, com o lançamento do modelo Ampera, que este ano já vendeu 12 unidades. A marca criou uma um espaço chamado Ampera Brand Store para comunicar este automóvel, que o Imagens de Marca foi conhecer e onde falamos com Daniel Camacho, Diretor de Marketing da Opel sobre as características deste veículo.
Também a BMW decidiu entrar nesta corrida e apresentou recentemente os protótipos que considera serem a mobilidade do futuro. Como afirma João Trincheiras, Diretor de Comunicação da marca: “A BMW apresentou no mês passado, em Portugal, os primeiros concepts BMW i3 e BMW i8. Ambos equipados com tecnologias que revelam um novo tipo de mobilidade individual. O BMW i3 será o veículo elétrico citadino e o BMW i8, o coupé de essência desportiva, com tração híbrida PlugIn. Ambos são autênticos veículos BMW e, como tal, garantem o puro prazer de condução, anunciado pela marca. No final de 2013, o BMW i3 será introduzido no mercado e, no ano seguinte, será a vez do BMW i8”.
A BMW criou também uma parceria com a Toyota para o desenvolvimento de veículos eletricos, que como nos conta Cristina Rola: “Os desafios que o setor automóvel enfrenta são realmente complexos. Para o BMW Group não faz sentido tentar enfrentá-los sozinho. É por esse motivo que efetiva cooperações com parceiros fortes, como é o caso da Toyota. Desde março que tem vindo a ser desenvolvida uma colaboração com a Toyota Motor Corporation para efetuar pesquisas importantes sobre a tecnologia de baterias de iões de lítio. Ambas as empresas (BMW Group e Toyota Motor Corporation) são líderes no campo da inovação e ambas definem padrões em termos de mobilidade sustentável.”
A Toyota, vendeu 164 híbridos nos primeiros 8 meses do ano, dentro dos vários modelos que oferece. Pioneira no lançamento deste tipo de automóveis, a Toyota, lançou o Prius, em 1997 no mercado japonês, que se espalhou por dezenas de países e se tornou no primeiro veículo hibrido em série e mais vendido em todo o mundo. Ficou em 1º lugar no estudo das melhores marcas verdes da Interbrand, pelo segundo ano consecutivo, e foi o 1º carro a merecer pontuação de 5 estrelas no Ecotest ADAC. “Estes reconhecimentos têm consequências em várias áreas: mais do que atuar ao nível da notoriedade ou conhecimento da marca, aumentam o gosto e consideração pela mesma, ou seja a relação emocional com a marca, estabelecendo uma sintonia com os consumidores com preocupações ambientais, que são cada vez em maior número, assim como com os early adopters das novas tecnologias. Paralelamente, estes reconhecimentos vão contribuir para o aumento de vendas, sobretudo a médio e longo prazo. Como exemplo disso mesmo, temos a evolução em crescendo dos híbridos Toyota no mundo e na Europa, e mesmo em Portugal. Registe-se que no primeiro semestre deste ano, o Prius foi o terceiro carro mais vendido no mundo. Em complemento, estes reconhecimentos reforçam o posicionamento “verde” da marca e obrigam-nos a continuar a inovar neste campo”, afirma Paula Arriscado, Diretora de Comunicação e Marketing da Toyota Portugal.
Mas mais que carros, a mobilidade sustentável atinge todo o tipo de empresas. A Prio E, uma subholding da Prio Energy, quer estar na linha da frente das tecnologias de futuro, como nos diz João Dias, Presidente Executivo da Prio E. Assim, aposta em transportes públicos elétricos em Lisboa, como os táxis, considerando-os demonstradores vivos do que é a mobilidade elétrica e das soluções que a Prio E pode trazer ao mercado.
Não perca a reportagem completa, está sábado, às 17h30, na SIC Notícias.
Comentários (0)