A Noruega é o maior fornecedor nacional deste “fiel amigo” e Portugal representa mais de 30% do total das vendas do bacalhau exportado por este país. Motivo que justifica um investimento da Norge, Conselho Norueguês das Pescas, num programa para estimular as vendas junto das lojas tradicionais de bacalhau seco salgado.
O objetivo é ajudar a melhorar a atratividade destes espaços comerciais através de diversos materiais para o ponto de venda, como: cartazes, sinalética de porta, marcadores de categoria e preço, autocolantes com selo para colar nos embrulhos de bacalhau da Noruega e sacos para transporte. A Norge investe também em publicidade para promover o consumo.
Programa quer criar network de lojistas a longo prazo
A Norge, através do seu diretor em Portugal, Christian Bue Nordahl, afirmou em entrevista ao Imagens de Marca, que este é um projeto a longo prazo que visa dar formação aos comerciantes de bacalhau e criar uma base de dados que ajude a organizar o setor numa rede de partilha de conhecimento e entreajuda. Portugal é o maior mercado de consumo do bacalhau Norueguês, pelo que, segundo Christian Bue Nordahl, é preciso apostar na comunicação, para incentivar também estes comerciantes, que fazem uma venda personalizada e estão próximos do consumidor.
Refira-se a título de curiosidade que em Portugal se consome por ano 180 mil toneladas de bacalhau fresco e 70 mil toneladas do salgado e seco.
Os meses de novembro e dezembro representam 40% das vendas deste produto, sendo que 55% do que é consumido por cá é oriundo da Noruega.
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