Em 2012 estima-se que entrem no mercado da publicidade móvel cerca de um milhão de pequenas empresas. Razão que leva a Google a lançar um manual sobre estratégias de marketing em plataformas móveis – “The Mobile Playbook: The Busy Executive’s Guide to Winning with Mobile” –, que explica o que as marcas e anunciantes devem fazer de forma a construírem campanhas eficazes em smartphones e tablets.
O manual, escrito por Jason Spero, chefe de marketing da AdMon – plataforma de publicidade móvel adquirida pela Google em 2009 -, apresenta casos de empresas que tiveram êxito com as suas estratégicas, como a Starbucks, a Kraft ou a Wallgreens.
No caso da primeira, a sua aplicação permite que se recarreguem cartões de compras da cadeia de lojas e permite aos clientes partilharem nas redes sociais as suas escolhas de bebidas favoritas. A Starbucks aproveitou ainda o Dia dos Namorados para oferecer uma outra aplicação, a Cup Magic, que através do processo de realidade aumentada foi possível decorar copos com corações animados.
Já a Kraft fez nascer o iFood assistant, que proporciona momentos únicos entre pais e filhos durante a preparação de refeições, com vídeos, receitas e jogos.
A rede de farmácias americana Wallgreens, por seu turno, decidiu criar uma app com o objetivo de ajudar os seus clientes a administrar o uso de medicamentos. A aplicação manda mensagens a partir do momento em que os remédios receitados estiverem a chegar ao fim. Este serviço gratuito fez com que 25% das compras de medicamentos passassem a ser realizadas através de telemóvel.
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hpixel