No sector alimentar a estratégia deve ser cada vez mais “Glocal”, a origem está na base da selecção dos produtos, que colocamos à mesa.
Para ajudar as empresas portuguesas do sector agro-alimentar a ter sucesso nos mercados internacionais, a Portugal Foods pesquisou as várias tendências além-fronteiras e identificou 10 oportunidades.
Segundo Associação, que representa as empresas e entidades científicas que compõem o sector agro-alimentar português, o consumidor está à procura de produtos menos processados e mais naturais, está também atento ao verdadeiro valor do produto, ou seja, ao chamado “value for money”.
Este consumidor está ainda preocupado com os produtos certificados e de origem, o “glocal” assume mais relevância face à ideia de “global”. Aqui há uma grande oportunidade para os produtos em que Portugal tem tradição e qualidade reconhecida – o azeite e as conservas, são bons exemplos da produção nacional de qualidade apreciada além fronteira.
Dizem ainda os estudos internacionais, de acordo com a Portugal Foods e partilhados no 6º Forum Portugal Exportador, que o mercado no futuro próximo tem tendência a valorizar os produtos testados clinicamente, ou seja, não só importa onde foi produzido, mas também se realmente faz bem.
Outra oportunidade são os produtos que trazem benefícios sem aditivos. Quando o consumidor compra, por exemplo, um sumo de frutos vermelhos, já sabe que o próprio fruto é naturalmente antioxidante.
Mas, há ainda caminhos para a diferenciação e inovação apostando nos produtos de elevada qualidade, o gourmet para consumo caseiro. Na actual conjuntura económica a família e as reuniões de amigos em casa voltam a ganhar sentido.
Estão também identificadas oportunidades nos produtos que prometem ajudar a relaxar do stress -os chás, as bebidas energéticas e os produtos de SPA. Bem como o revivalismo das frutas e vegetais, pois cresce a procura pelos produtos ligados a boas práticas agrícolas, ao comércio justo, mas também pelos produtos que aproveitam a tecnologia para reforçar características naturais. Um dos casos de sucesso que aproveitou bem esta tendência foi a marca portuguesa “So Natural”.
Mas a Portugal Foods alerta também para os novos meios de comunicação digital. Uma das tendências importantes é o crescimento das redes sociais, com o consumidor a privilegiar a ligação e a relação com as marcas através destes canais de interacção, como o facebook.
Foi uma espécie de TopTen de tendências internacionais, apresentadas por Ondina Afonso da Portugal Foods, no Workshop “Oportunidades de Internacionalização no Setor da Alimentação”.
A associação referiu ainda que tem investido em estudos de mercado que acompanham a evolução dos produtos a nível internacional, para incentivar a inovação dos seus cerca de 80 associados, abrindo caminho para a diferenciação lá fora. MJM
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