Ao contrário daquilo que muitos empreendedores podem pensar, não é estritamente necessário investir grandes quantidades de dinheiro para desenvolver boas estratégias de marketing, que levem ao crescimento de um negócio.
Esta é, pelo menos, uma das conclusões que se pode tirar de um artigo da Exame Brasil, onde são recomendadas 5 formas económicas de promover um negócio. “Como o mundo está cada vez mais competitivo, a pequena empresa tem mais dificuldade para se posicionar. Por isso, é preciso fazer ações que tragam o cliente para perto da marca”, explica à revista Rose Mary Lopes, professora no curso de Administração e coordenadora do Núcleo de Empreendedorismo da Escola Superior de Propaganda e Marketing, no Brasil.
Em primeiro lugar, é fundamental estar presente nas redes sociais para divulgar um negócio. “Procure passar dados relevantes sobre o seu sector, pois isso fará com que você seja bem visto, além de aumentar a popularidade do seu negócio, recomenda Marcelo Cherto, especialista em vendas.
É também imprescindível que a marca esteja presente nos locais onde o público-alvo está. É necessário pensar em ações específicas para estes espaços. “Se você quiser falar com universitários, coloque um pequeno quiosque nas principais faculdades; caso o seu ramo seja a indústria, uma boa escolha é fazer parte das associações e clubes voltados para esse sector, pois, em geral, lugares assim admitem ações diretas e você não precisa pagar muito para estar lá”, indica Rose Mary Lopes.
A professora considera igualmente que as parcerias com fornecedores que tenham uma relação direta com o público-alvo da marca são essenciais. “Dessa forma, você pode chegar direto ao cliente e terá retorno garantido. Se você quer falar com mulheres, um bom lugar é o salão de cabeleireiro ou academias voltadas para esse público, por exemplo. Já se você quer que os homens vejam o seu produto, bons lugares são lojas de automóveis e clubes”, continua Rose Mary Lopes.
Grande parte dos consumidores estabelece uma relação emocional com determinado produto. É, por isso, imperioso definir estratégias que reforcem estes laços. “Mostre ao cliente que você não está ali apenas para vender. Pelo contrário, demonstre a sua preocupação com a satisfação que você quer que ele tenha com a compra. Cliente satisfeito significa que ele provavelmente voltará a comprar na sua empresa”, explica Marcelo Cherto.
Por último, o artigo da Exame Brasil realça a importância de se fazer uma lista que enumere as preferências dos consumidores que usualmente frequentam o negócio. Esta atitude causará certamente boa impressão e tem um baixo custo. “É preciso que o empreendedor volte a enxergar o cliente como freguês, e não apenas como mais um que comprou algo no seu negócio. Anote quais são as preferências dele e ligue para avisar quando algo que possa interessá-lo chegou ao seu estabelecimento. Isso cria um vínculo entre você e o consumidor”, conclui Marcelo Cherto.
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